2007-10-30

Dicas de como fazer um bom curriculo

E aproveitando o embalo das tirinhas trabalhadores, mais um post sobre o duro mercado de trabalho, aquele que a gente faz pra ganhar o leitinho (esperamos que não adulterado) para as crianças XD.

Desta vez, umas dicas para quem está precisando fazer ou atualizar o currículo. O texto abaixo foi retirado da revista Você S/A do mês passado, setembro de 2007. Se você não lê, eu aconselho, é uma das poucas revistas (tirando os meus quadrinhos/mangás, claro) que eu compro na banca.

Bem, esse post foi inspirado mesmo na folha online, que coincidentemente deu essas dicas, que também ajudarão a você formar um currículo nota dez (e se graças a isso ganhar um empregão, eu aceito um presentinho =P):


Então, sem mais delongas, aqui vai:

O currículo certo e o errado

Saiba como evitar os problemas que podem tirar o seu nome da disputa por uma vaga antes mesmo da entrevista
Por Françoise Terzian

Passar para a segunda fase de um recrutamento que começou com a seleção de currículos requer atenção a detalhes. Fotos inadequadas, português errado e letras coloridas chegam a derrubar um em cada quatro currículos enviados por candidatos a uma vaga. "Recebemos 180 000 currículos ao ano e 25% deles são descartados por ser muito longos ou conter erros gramaticais", diz Augusto Costa, diretor- geral da Manpower no Brasil. A consultoria de recursos humanos, de São Paulo, atende empresas como Motorola e Michelin. Aqui, Augusto e outros especialistas em recrutamento apontam quais são os sete erros fatais de um currículo. Sem eles, suas chances de conseguir a vaga aumentam. Veja, abaixo, exemplos resumidos de um currículo bom e de outro ruim.

(Um currículo bem feito)

(E outro nem tanto - veja as dicas abaixo)

EVITE

FOTOS E RG
  • Só mande foto (3x4 comportada, claro) se isso for pedido por quem está fazendo a seleção. "E nunca inclua o número do RG e CPF no currículo", diz Mara Turolla,consultora da Career Center,empresa de recolocação.

POLUIÇÃO VISUAL
  • Nada de firulas: a melhor apresentação são folhas brancas simples e fontes Arial ou Times New Roman — mais clássicas.

ERROS DE PORTUGUÊS
  • São os mais comuns — como os que estão marcados em amarelo ao lado — e podem reprovar um bom candidato. "Demonstram que ele foi desleixado.Ou que não sabe escrever", diz Augusto, da Manpower.

FALAR DIFÍCIL
  • Informações demais fazem o selecionador gastar tempo — e a média que eles dedicam a um currículo é 40 segundos. Não vá escrever que fez curso de datilografia, tampouco. "Prolixidade mascara as informações relevantes", diz Alexandre Ullmann, gerente de recrutamento da CPM Braxis, empresa de tecnologia da informação.

MENTIRAS
  • Há quem diga que concluiu um curso sem ter realmente chegado ao fim. Vale o mesmo para dizer que é fluente em inglês. Por fim, errar nas datas de permanência nas empresas acaba levantando suspeitas do entrevistador.

FALTA DE FOCO
  • Realce seus resultados numéricos mais do que as tarefas que você desempenhava. Em vez de "analisava as estratégias de marketing", use "elevei as vendas da empresa em 15% após analisar a concorrência".

DESTACAR O INÍCIO DA CARREIRA
  • Deixar os últimos empregos para o fim pode fazer seu currículo ser descartado prematuramente.As informações devem vir em ordem decrescente."Se sua carreira for muito longa, saliente os cargos mais recentes", diz Augusto Puliti, gerente da consultoria Michael Page.

...Fim da matéria

Não deixem de ler a Você S/A. E não, não estou ganhando nada pra fazer essa propaganda. XD

P.S. No título a palavra 'currículo' está sem acento, pro blogger não comer o 'i' da palavra no link que ele gera.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

nooxa.. mas esse segundo curriculo foi forçado demais.. hahaha.. experiencia com 's'.. hahaha e ela coloca ate onde fez o segundo grau.. pior que eu ja vi gente que coloca ate onde fez o ensino fundamental.>_<

na minha área, currículo nao é importante assim, se for procurar emprego em agencias de propaganda e design... ontem eu mandei um curriculo pra uma agencia de joinvile e o cara retornou, pergutando se não dava pra mandar o portifolio...

O que eles querem ver são seus trabalhos.. Porque alguns designers se aprofundam mais na área teórica, sabe um monte de coisa sobre bauhaus e grandes nomes do design e seus estilos.. mas na hora de criar, ficam meio empacados... por isso pra se trabalhar em agência eles dão preferencia mais para o portifolio do que pro curriculo tradicional... ó_ò...

mas é bem legal essas dicas ae... pq eu axo que se for prestar concurso ou entrar numa empresa grande, seja a area que for, tem que ter um curriculo legal.. oia que bacana.. o meu curriculo é bem parecido o estilinho desse primeiro ae... n_n

vc podia enviar o seu curriculo pra mim , ne colega.. pra eu ver o seu curriculo

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Jéssica.
Eu queria que você me ajudasse.Tenhu 13 anos,estou louca pra começar a trabalhar,quero fazer um currículo mais não sei como,queria que você me desse algumas dicas não sei.Será que vc pode me ajudar?
qualquer coisa o meu email é jessica_rgz13@hotmail.com.
Obrigada!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.