Como hoje o dia está fraco, sem nada de importante ou urgente pra fazer, transcrevi outro comentário do Max Gehringer para a CBN, que recebo via podcast:
A dúvida é melhor conselheira do que a certeza
Esta é uma das perguntas mais filosóficas que eu recebi até hoje. Ela veio do ouvinte Jadison, que diz o seguinte:
Eu tenho 21 anos e vivo cheio de dúvidas. Ainda não sei o que quero. Estou estudando e estou trabalhando, mas não sei se estou fazendo o curso certo, e nem se estou na empresa certa. Por isso, vivo com uma sensação de que estou perdendo tempo. Na vida profissional, quando é que a gente deixa de ter dúvidas e começa a ter certezas?
Caro Jadison, vamos começar pelas certezas. A nossa ouvinte Carla, que tem 19 anos, escreveu que está cursando gestão ambiental, e ela acha o curso lindo, os professores são excelentes, os colegas são ótimos, e gestão ambiental é uma dessas coisas que ninguém consegue ser contra. Portanto, a Carla só tem certezas. Porém, no momento em que procurar um estágio, a Carla irá descobrir que não existem vagas suficientes para todos os gestores ambientais que se formam no Brasil. Só 10% conseguirão se empregar na área, e aí, a Carla começará a ter todas as dúvidas que não teve até agora.
Outro caso: o nosso ouvinte Nelson tem 48 anos. Dos 18 aos 45 anos, ele só teve certezas: estava na empresa certa e tinha um bom cargo, compatível com a formação em ciências contábeis. Pois bem, há 3 anos, a empresa do Nelson foi comprada por outra. Ocorreram algumas demissões e o Nelson foi incluído no pacote. Hoje, diz o Nelson, ele está cheio de dúvidas. Não apenas quanto ao futuro, mas também, e principalmente, quanto ao que ele deveria ou poderia ter feito no passado.
Logo, Jadison, não se sinta mal por estar em dúvida. Pelo contrário, use a dúvida a seu favor. Quem tem dúvidas, está sempre procurando caminhos, avaliando opções, fazendo perguntas, e isso é bom. No atual mercado de trabalho, extremamente competitivo e sujeito a mudanças bruscas, a dúvida tem sido melhor conselheira do que a certeza.
Max Gehringer, para CBN.
/******************************************************
Essa foi ótima, especialmente para pessoas como eu, cheio de dúvidas na cachola.
Outras transcrições do Mr. Max, e posts sobre trabalho, carreira e afins, veja a tag carreira aqui do lado.
2 comentários:
u_u
eu estou em duvida se eu vou pra curitiba , ou vou pro japão ou pra china... a ultima é a mais provavel..
mas por um lado.. o guto, que ainda nao sabe o que quer da vida, como ele nao sabe o que quer, nao tem objetivos e metas.. entao, como ele vai correr atras das coisas?? se ele nao sabe nem o que quer..
ter dúvidas não significa ter que ficar parado no lugar.
=x
se vc diz q tem dúvidas, mas fica parado esperando alguém te dar uma luz, tá que nem o cara do post passado, que esperava alguma ajuda do supervisor, gerente, dono, deus...
e seu gruto é muito paradão. eu acho q ele não tem dúvida, tem é preguiça XD
Postar um comentário