Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/01/2018, sobre como o Brasil pode se tornar um país com menos corrupção, ajudado pelo compliance.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
O Brasil do século XXI deveria ser dos 'espertos com responsabilidade'
"O mundo é dos espertos." Essa frase apareceu, pela primeira vez na imprensa brasileira, no século 19, em 1854, deixando claro que esperto era quem se dedicava a enganar o próximo.
Em nossos dias, a ONG Transparência Internacional publica anualmente, um índice de percepção de corrupção, em 176 países. Nos últimos cinco anos, o Brasil ficou estacionado no meio da lista, na posição número 79, em companhia da Índia e da China.
Não é uma colocação elogiável, pelo contrário. Mas quem vive afirmando que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, irá se decepcionar. Só na América do Sul há sete países em posições bem piores do que a nossa.
Isso parece reforçar a opinião inversa, a de que somos um país de gente honesta, mas que é denegrido por aproveitadores e corruptos. Se isso é mesmo verdade, estamos mais perto da borda do poço do que do fundo dele.
O compliance, ou o cumprimento das leis e o respeito à moralidade nas empresas públicas e privadas, é gerido pela Associação Internacional de Compliance, que classifica como crime financeiro, qualquer atividade desonesta que gere riqueza para os envolvidos.
A definição deixa claro que o conceito não se aplica exclusivamente aos proprietários ou altos dirigentes, mas a qualquer um que se beneficie de atividades ilegais em proveito próprio, mesmo alguém que não ocupe um cargo de gestão.
Por isso, a corrupção irá diminuir na medida em que empregados honestos usarem de seu direito de saber se a empresa em que trabalham adota, e leva realmente a sério, um sistema de compliance.
Esse é o caminho para o Brasil do século 21 poder finalmente se tornar um mundo dos espertos com responsabilidade.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário