2019-01-22

Mudar de emprego pode não estar fácil, mas está longe de ser impossível - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/01/2019, sobre como o mercado de trabalho anda difícil.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Mudar de emprego pode não estar fácil, mas está longe de ser impossível

mudar de emprego

Uma ouvinte escreve: "Em muitas de suas respostas, você tem sugerido que ouvintes mudem de emprego quando não estão satisfeitos com o atual. Mas como fazer isso se não existem vagas em lugar nenhum?"

Bom, primeiro, um profissional que esteja descontente com o chefe, com o salário ou com qualquer outro fator que ele considere insuportável, não só irá prejudicar a si mesmo se continuar na empresa, como também estará prejudicando a própria empresa, por não estar se dedicando às suas tarefas com a atenção que deveria.

Em casos assim, permanecer no emprego, sem poder alterar a situação, só vai piorar a sensação de que está no lugar errado.

Quanto a segunda parte da sua pergunta, a da inexistência de vagas, não é bem assim. Há vagas, e há muitas. O mercado de trabalho não trancou a porta e jogou a chave fora. As empresas continuam contratando, e a sua percepção de que não existem vagas se deve ao fato de que há bem mais candidatos do que vagas.

Quando isso acontece, a empresa contratante pode se dar ao luxo de peneirar os interessados até que sobre só um que preencherá todos os requisitos que a vaga requer, e até mais um pouco.

E isso significa que uma dezena de outros candidatos terá que partir para o processo seguinte. E depois de vários processos, alguns irão concluir que não adianta mais insistir, mas a persistência é fundamental. Porque mudar de emprego pode não estar fácil, mas está longe de ser impossível.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: