2019-01-31

Os cuidados que se deve ter ao buscar emprego numa empresa concorrente - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/01/2019, com um ouvinte que gostaria de ir trabalhar na empresa concorrente da sua empresa atual.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Os cuidados que se deve ter ao buscar emprego numa empresa concorrente

buscando emprego

Escreve um ouvinte: "Trabalho numa empresa que tem uma concorrente na mesma cidade. Conheço algumas pessoas que trabalham lá, com função igual à minha, porque cruzamos em clientes comuns e, enquanto esperamos, ficamos conversando sobre o nosso trabalho.

Pelo que eu vi, aquela empresa é melhor que a minha e estou pensando em mandar um currículo para ela. Mas tenho receio de que isso vaze e chegue ao conhecimento do meu chefe, que não é flor que se cheire. Gostaria de mudar, mas não quero que meu emprego fique ameaçado."


Muito bem. Enviar um currículo não será o modo adequado de você se apresentar. Mesmo que você escreva que pede sigilo, não há garantia de que o seu pedido seja atendido. Além disso, empresas concorrentes costumam conversar umas com as outras, e o chefe de lá pode ter contato com o seu chefe atual.

A melhor maneira de conduzir o caso seria você solicitar que um desses conhecidos que trabalhem lá, fale bem de seu trabalho. Aí, caso haja uma vaga, é provável que você seja chamado para ir conversar.

A diferença é que você não estará batendo na porta da outra empresa para pedir emprego, ela é que o estará convidando para falar sobre o seu futuro.

Portanto, nos próximos contatos, manifeste o seu interesse em mudar. Talvez você precise dizer isso para várias pessoas, até que uma delas se interesse em levar o seu caso adiante, mas essa espera não irá lhe causar problemas no seu emprego atual.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: