Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras

Aqui vai a última transcrição de um podcast do Mr. Max, pra CBN, sobre entrevistas de emprego. Tem outros áudios lá, muitos na verdade, mas eu é que não vou ficar transcrevendo todos =P

Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras
Max Gehringer, podcast em 18/10/2007

"O meu nome é Lilian. Eu participei de uma entrevista e não fui contratada, porque, segundo o entrevistador, eu não mostrei segurança ao responder às perguntas dele. Eu fiquei surpresa ao ouvir isso, e ele tentou me explicar que a minha voz dizia uma coisa, mas a minha postura corporal mostrava o contrário. E eu pergunto: isso é algum novo modismo, na área de recursos humanos?"

Não, Lilian, isso é psicologia, e atende pelo nome de comunicação não verbal. É uma técnica que já vem sendo usada pelos entrevistadores há pelo menos 40 anos. E você pode se considerar uma exceção, Lilian, porque o entrevistador lhe revelou o motivo da sua não contratação, coisa que a maioria dos entrevistadores não faz. Olhando pelo lado positivo, você ficou sabendo que seus gestos estão desmentindo as suas palavras, algo que você poderá corrigir nas próximas entrevistas.

A lista de sinais não verbais é longa, mas aqui vão alguns exemplos. Se você cruza os braços enquanto alguém está falando, é sinal de desinteresse. Se você coloca a mão em frente à boca quando fala, é sintoma de incerteza. Se você se senta na beira da cadeira, e inclina o corpo para a frente, é disposição para entrar em ação. Se você fica olhando para o teto, o chão ou as paredes, você mostra insegurança.

Existe um estudo, publicado há 36 anos, pelo professor e psicólogo Albert Mehrabian, que diz o seguinte: quando nós falamos, a linguagem corporal responde por 55% da mensagem, o tom de voz por 38%, e as palavras que usamos, por apenas 7%. Esses números podem variar, Lilian, mas uma entrevista não é só o que você diz, é também como você diz, e é o que seu corpo está dizendo. É assim como declamar um poema: qualquer pessoa é capaz de decorar uma poesia, mas são poucas as que conseguem interpretá-la com sinceridade, com o gestual apropriado e com emoção, como se elas mesmas tivessem escrito aqueles versos.

/************************************

Eu sou fã do Max Gehringer desde os bons tempos em que ele escrevia na Você S/A (hoje em dia ele não escreve mais nesta revista).

Essa série de posts foi também uma homenagem às histórias da Cafeína e da Nicotina, e suas aventuras em busca de um emprego.

Os textos anteriores do Max aqui no blog:

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

1:24 PM by Andarilho

Mais uma transcrição do áudio de um podcast do grande MR. MAX. O áudio você encontra no site do Max na CBN.

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta
por Max Gehringer, no ar em 16/11/2007

Hoje vamos responder a 3 dúvidas sobre entrevistas de emprego.

A primeira: "Meu nome é Gorete. Eu tenho 23 anos e participei de uma entrevista na qual o entrevistador perguntou se eu tenho namorado. Isso não é intromissão na vida pessoal?"

Certamente é, Gorete. Mas, por trás da pergunta, há a intenção do entrevistador em saber um pouco mais: se você tem namorado, se pretende casar logo, e se pretende ter filhos. Se você responder "sim", para as três perguntas, e principalmente para a terceira, provavelmente, você será eliminada do processo.

A segunda dúvida: "O meu nome é Sílvia. Um entrevistador me perguntou qual era o maior defeito do meu pai. O que isso tem a ver?"

Olhando pelo lado psicológico, Sílvia, a maneira como você lidava com a autoridade paterna, pode indicar como você lidará com a autoridade de um chefe. Mas eu concordo que essa pergunta é deprimente.

A terceira dúvida: "Meu nome é Mauro. Numa entrevista, me foi perguntado quais eram as coisas que me deixavam infeliz quando era criança. Qual seria a resposta certa?"

Qualquer resposta é correta, Mauro, se for verdadeira. Assim como no caso da ouvinte Sílvia, também no seu caso, o entrevistador está querendo desenterrar alguma frustração no seu passado, para saber se ela pode vir a interferir no seu futuro, ou no seu relacionamento presente com colegas de trabalho.

Além dessas três perguntas, há muitas outras, que parecem não fazer sentido em entrevistas. Sendo que algumas, não fazem mesmo, e são feitas apenas para testar a habilidade do candidato para escapar de perguntas chatas e inoportunas. Por isso, o importante é manter o autocontrole e responder calmamente, sem se alterar.

Essas coisas só acontecem porque há mais candidatos do que vagas, e isso está influindo na criatividade, ou na falta dela, de alguns entrevistadores.

UPDATE:
Outros textos do Max aqui no blog:

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

1:14 PM by Andarilho

Aproveitando o post passado com respostas engraçadas em entrevistas de empregos, texto do Max Gehringer, fui no site da CBN e estava ouvindo uns podcasts das 'pequenas sessões' que tocam na rádio.

Todos (como já era de se esperar) são muito bons, mas selecionei alguns sobre entrevistas de emprego, e vou postar a transcrição deles aqui. Neste post vai o primeiro:

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

por Max Gehringer, 28/11/2007

"Meu nome é Sandra, e minha pergunta é a seguinte: quando a gente sabe que foi bem numa entrevista?"

Bom, Sandra... Primeiro, se ao final o entrevistador disser "você foi bem", não saia comemorando. Esse é um cumprimento padrão, que equivale mais ou menos às famosas frases profissionais sem muito conteúdo, como "então a gente se fala" ou "vamos tomar um café um dia desses". São frases mais simpáticas do que sinceras.

Mas existem algumas coisas que você pode deduzir durante a entrevista. Vamos a elas. Primeira: se o entrevistador não olhou para o relógio nenhuma vez, isso é positivo. Se ele olhou uma vez só, é negativo. Se ele olhou mais de uma vez, é desastre.

Segunda: se a cada vez que você terminou uma resposta, o entrevistador passou para a pergunta seguinte, sem fazer nenhum comentário, isso é sinal de que a entrevista já ficou burocrática, mas se o entrevistador pedir para você explicar melhor uma resposta, ou dar exemplos, ou contar uma história pessoal, aí é sinal de interesse.

A terceira: se o entrevistador interromper você no meio de uma resposta, isso significa que você está indo pelo caminho errado: ou falando muito, ou não sendo clara, ou fugindo do assunto. Se ele interromper você duas ou três vezes, é porque ele está perdendo a paciência.

O bom é quando o entrevistador usa a comunicação não verbal para incentivar você a continuar falando, como por exemplo, um sorriso, ou um gesto com as mãos, ou uma afirmação movendo a cabeça. Se ele inclinar o tronco em sua direção, reduzindo a distância entre vocês, aí você realmente está agradando. Mas, se ele se recostar na cadeira, é porque ele parou de escutar.

E finalmente, quarta: se você foi realmente bem, alguém da empresa fará contato em menos de 10 dias. Se em 20 dias, você não ouvir notícias, é hora de começar a pensar na próxima entrevista.

/*****************************

Lembrando, você pode ouvir o áudio original aqui, no site da rádio CBN.

UPDATE:
Outros textos do Max aqui no blog:

Se relacionando com um robô

8:52 AM by Andarilho

Toda sexta eu leio a coluna da Regina Lynn, a Sex Drive, na Wired.com. É geralmente uma leitura interessante, as vezes leve, as vezes mais complexa. De qualquer maneira, vale a pena sempre dar uma olhada.

Na coluna desta sexta, intitulada "10 Reasons I'd Rather Marry a Robot" (ou na minha tradução porca "10 razões pelas quais eu casaria com um robô"), ela comenta algumas vantagens numa relação 'cibernética', motivadas pelo livro "Love + Sex With Robots: The Evolution of Human-Robot Relationships" (acho que não tem tradução ainda para o português, eu não achei...).

(Será que alguém aí lembrou de Chobits?)

Não vou traduzir o artigo inteiro aqui, só colocarei como tópicos, as 10 razões que ela cita, vale ler a coluna:

  1. Robôs são mais do que máquinas de sexo.
  2. Inteligência Artificial ainda é inteligência.
  3. Robôs sentem e respondem.
  4. Um robô só vai criar drama se você quiser.
  5. Robôs têm botão 'desliga'
  6. Acessórios...
  7. Robôs são disponíveis para aventuras sexuais sem discussões elaboradas, permissões ou restrições.
  8. O sexo mais seguro do planeta.
  9. Um robô pode ser um personal trainer do sexo.
  10. Um robô é para sempre - ou pelo menos enquanto durar a garantia.
(Não tem muito a ver com o resto do post, exceto pelo fato de ser um cosplay de Chobits =P) E a conclusão do artigo: A robot spouse could be perfect. Too perfect. A few years of slavish worship would be enough to ruin any of us. It's the occasional wobbliness that provides the challenges that keep a relationship interesting and real. Maybe they should run the robots on Windows. Na minha tradução porca-e-mal-feita-as-pressas: "Um marido robô (ou esposa robô, para marmanjos como eu) poderia ser perfeito. Perfeito demais. Alguns anos de adoração incondicional seria o suficiente para arruinar qualquer um de nós. São as instabilidades ocasionais que dão os desafios que mantém uma relação interessante e real. Talvez os robôs devessem rodar com Windows" (Essa foto vai de graça, só porque achei esse cosplay lindo - sem falar nas garotas XD) Eu gosto do Windows. Ele me dá emoção. Nunca sei quando ele vai travar e destruir todo o meu trabalho... - by Andarilho

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

Post rapidinho, só pra comentar o filme que tá passando na band agora.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o melhor filme francês que eu já vi (OK, devo ter visto só uns 10 filmes francês em toda minha vida, mas mesmo assim, o filme é excelente).

(Ah, a magia do cinema - como Amélie, as vezes eu tb gosto de reparar nas pessoas assistindo aos filmes no cinema)

Uma sinopse (retirada do site Adoro Cinema):

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

(Eu adoro essa imagem)

(Amélie criança - como criança tem imaginação...)

(Nino - não sei porquê, mas achei ele simpático, meio que me identifiquei com ele...)

Depois desse filme, me apaixonei pela Audrey Tautou. Ela não tem uma beleza clássica, mas eu acho ela muito charmosa. Se vc não está reconhecendo a Audrey Tautou, ou acha que já viu ela em algum lugar mas sabe onde, pense no Código Da Vinci. Sim, ela foi o par de Tom Hanks no filme.

(Nem parece o Tom Hanks que eu conheço)

Affe, o que era pra ser um post rapidinho tomou dois blocos do filme. Bem, eu vou lá deitar pra ver o resto.

Na casa do Pedrinho

Essa propaganda meio idiota nem é tão engraçada assim, mas lá na sala onde trabalho, já virou sinônimo entre a galera o bordão 'casa do pedrinho'. Fulano foi pro banheiro? Foi pra casa do Pedrinho...

Se vc não sabe do que eu estou falando, veja a propaganda aqui embaixo:



Pior que isso, só um restaurante inteiro de 'casas do pedrinho' (via mundogump):

(O "Modern Toilet" atrai um público jovem, com idades entre 15 e 35 anos, diz a Folha.)

(Não sei porquê, mas me lembra aqueles sorvetes do mcdonalds ou bobs)

Na folha, tem um link pra um video da bbc sobre o restaurante.

Tirinhas da rã zinza

8:18 AM by Andarilho

Mais um personagem novo e descartável, só pra ter um trocadilho, a rã zinza:






Desenho feito por essa pessoinha aqui, texto porco e mal escrito por eu mesmo.

Entrevista de Emprego

Um ótimo texto sobre carreira e entrevistas de emprego, visto no Teorias Cobalísticas, creditado ao grande Max Gehringer:

Quem mandou perguntar?

Há anos, com a coloboração de colegas recrutores de pessoal, eu venho colecionando respostas reais dadas por candidatos a emprego. Mas só recentemente descobri que a coleção pode ter a finalidade prática de confortar os aflitos. Quando alguém diz: "Não sei, acho que fui mal na entrevista", e aí vê essas preciosidades verbais, percebe que não foi tão mal assim. Alguns exemplos:

Entrevistador - E então, você está construindo uma networking?
Candidato - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador.

Entrevistador - Como você administra a pressão?
Candidato - Ah, tranqüilo. 1 por 7, no máximo 12 por 8.

Entrevistador - Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração.
Candidato - O senhor poderia repetir a pergunta?

Entrevistador - Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidato - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem.

Entrevistador - Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador - Nós somos uma empresa que nunca pára de perseguir objetivos.
Candidato - Que ótimo. E já conseguiram prender algum?

Entrevistador - Vejo que você demonstra uma tendência para discordar.
Candidato - Muito pelo contrário.

Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.

Entrevistador - Noto que você não mencionou sua idade aqui no currículo.
Candidato - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho.
Entrevistador - E qual é a sua idade?
Candidato - Com óculos ou sem óculos.

Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é só o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.

Entrevistador - Há alguma pergunta que você queira me fazer?
Candidato - Eu parei meu carro aí na rua. Será que eu vou ser multado?

Entrevistador - Por que, dentre tantos candidatos, nós deveríamos contratá-la?
Candidato - Eu pensei que responder a isso fosse seu trabalho.

Entrevistador - Como você pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho?
Candidato - Bem, eu começaria trocando a recepcionista, que é muito feia.

Entrevistador - Quando digo "sucesso" qual é a primeira palavra que lhe vem à mente?
Candidata - Pode ser duas palavras?
Entrevistador - Pode
Candidato - Milho. Nário.

Entrevistador - Várias pessoas que se sentaram aí nessa mesma cadeira hoje são gerentes.
Candidato - Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso.


Tentei verificar se esse texto é mesmo de autoria do Mr. Max (em tempos de Internet, o que mais se vê é texto creditado erroneamente), mas o máximo que consegui foi esta página, creditando o texto ao Max Gehringer, e dizendo que fora publicado na revista Exame.

Esse texto veio bem na hora em que a Cafeína contou uma desventura dela em busca de um bom trampo. XD

UPDATE:
Outros textos do Max aqui no blog:

MARIA - Chiisana Uta

Faz tempo que eu não posto um videozinho por aqui, então pensei, por que não?

Eu tenho que admitir que ultimamente não tenho acompanhado muito o mundo pop, então tô totalmente por fora do que acontece, se me mostrassem um top 10 de músicas, eu provavelmente devo conhecer uma ou duas (se muito).

Então, este ser que vos fala ouve o que? Ultimamente a única coisa que ando ouvindo são músicas de animes. Oh yes, só música japa, aberturas e encerramentos de animes, e de preferência aqueles que eu assisto. Assim vou também aprendendo um pouco mais de japonês, além das aulas do cursinho que eu faço na associação nipo catarinense.

Mas estou divagando... O objetivo do post era colocar o vídeo abaixo...



... e falar um pouco sobre ele.

Primeiro, agradecimentos ao cscteam, um fansubber de clipes! Pra quem não sabe, fansubbers são grupos de fãs que se reúnem pra legendar material, geralmente animes, mas nesse caso, videoclipes. Tudo bem que a maioria dos clipes legendados é de aberturas/encerramentos de animes, mas hoje em dia, qual single j-pop não é? XD

A qualidade do youtube não é lá essas coisas, então fica meio difícil de ler as legendas e a letra da música. Por isso, sugiro que se alguém gostou do clipe, vá lá no site do cscteam e baixe a versão em .avi (aproveite e conheça os outros clipes lá tb).

Agora, falando do clipe, ele é de uma banda chamada MARIA, composta por seis (wow!) japinhas (umas lindas!). Mais info sobre elas no fórum jpop.

(Banda MARIA - as mais belas, na minha opinião, são as que tocam baixo - o instrumento, não o tom =P)

Tem o site oficial MARIA, mas está em japonês. Como meus conhecimentos ainda são beeem limitados, não entendi praticamente nada, mas como link é link, dá pra ver que tem alguns arquivos de música por ali, devem ser amostras de músicas de cds/singles.

E essa música é a terceira abertura do anime Yakitate!! Japan. Baseado no mangá de mesmo nome (apesar do anime ser bem fiel ao mangá, o mangá continua sendo melhor), conta a história de um jovem que busca a criação do "pão japonês supremo" (esse 'supremo' por minha conta). Sim, é uma história sobre... pão! Assim como existem o pão francês, o pão italiano, etc., este jovem busca a criação do pão que poderá ser chamado de pão japonês!


(3a. Abertura de Yakitate!! Japan, com a música acima - não se assustem com o nonsense, faz parte da série, além da abertura tirar um sarro com os animes shounem em geral)

É um mangá muito divertido, e que mereceria um post só sobre ele. Mas, por enquanto, fica o link pro artigo na wikipedia (em inglês), bem completo.

P.S. 'Chiisana uta', título da música, é 'pequena canção'. XD

P.S.2 Deixei um link no 4shared com a música em mp3, se alguém quiser baixar.

Meme

1:34 PM by Andarilho

A Cafeína me passou um meme, e apesar de não ligar muito pra essas coisas de "blogosfera", um pedido de uma dama é uma ordem =P.

Bem, o meme consiste em pegar numa página qualquer de um dicionário, a primeira palavra. Depois procurar esta palavra no google images e postar a primeira imagem.

Não sei se tá valendo, mas como eu tô sem dicionário de português aqui, peguei o dicionário português-inglês mesmo. E a palavra foi... limalha.

No dicionário, limalha em inglês é: s.f. fillings, file dust

Ou, procurando na internet: s.f. Partículas de metal produzidas pela fricção da lima: limalha de ferro.

E a imagem que o google achou:

Lengenda na página: Uma experiência com limalha de ferro. Poderá verificar o movimento do campo magnético na superfície do KENKOBIO.

Sim, caí numa página sobre um aparelhinho que usa campos magnéticos, que supostamente servem para melhorar a saúde. Se funciona, eu não sei.

Se alguém quiser continuar esse meme, considere-se convidado.

Acrósticos - Sueli

Sueli

Sonho ou ilusão, és tu, és amor,
Uma rosa vermelha desabrochando, bela flor.
Exuberante sorriso, brilhante olhar,
Lábios que provocam meu desejo de te beijar,
Intensas emoções, que tu me fazes sonhar.

UPDATE: Outro acróstico de Sueli aqui.

Acrósticos - Flavia

7:44 AM by Andarilho

Flávia

Fantasia, sonho, delírio, ilusão...
Lábios, boca, sorriso e olhar,
Águia na alma, a liberdade a voar,
Voando e cruzando os céus e o coração.
Imagino se você tão bela assim, pode ser verdade,
Anjo terrestre, que esbanja beleza e bondade.

P.S: No título, sem acento pro blogger montar o link direitinho.

UPDATE: Outro acróstico de Flávia aqui.

Acrósticos - Fabíola

7:43 AM by Andarilho

Fabíola

Fico extasiado só de pensar,
A cor de mel do teu lindo olhar.
Boca, lábios tenros, belos e macios,
Íris que jorram luz como rios.
Ornam-te e comparam-te, mas sem perfeição,
Luzes, rosas vermelhas e símbolos de coração.
A tua beleza, porém, é tanta, é sonho ou ilusão...

UPDATE: Outro acróstico de Fabíola aqui.

Acrósticos - Natasha

7:41 AM by Andarilho

Só pra não ficar mto tempo sem postar nada...

Natasha

Nos teus olhos, vejo a tua beleza,
A tua alma em toda plenitude e pureza.
Teus belos longos cabelos esvoaçantes,
Ao vento, ficam vivos por um instante.
Sorriso perfeito, lábios de néctar floral,
Hoje e sempre, serás eternamente especial,
A teus pés, todo coração abre o seu portal.

Time do Google em Heroes

Não, não é nenhum crossover nerd! Apenas uns desenvolvedores do Google Reader que visitaram o set de Heroes. A história toda tá no blog do Google Reader.

(Imagem chupada do blog do Google Reader)

Ai, se antes eu já tinha inveja do pessoal que trabalha no Google, agora já virou um pecado capital.

35% Maligno, 65% Divino

9:08 AM by Andarilho

Cada bizarrice... Não levem a sério o texto abaixo, é só uma brincadeira:

O texto original:

The Gematriculator is a service that uses the infallible methods of Gematria developed by Mr. Ivan Panin to determine how good or evil a web site or a text passage is.

Basically, Gematria is searching for different patterns through the text, such as the amount of words beginning with a vowel. If the amount of these matches is divisible by a certain number, such as 7 (which is said to be God's number), there is an incontestable argument that the Spirit of God is ever present in the text. Another important aspect in gematria are the numerical values of letters: A=1, B=2 ... I=9, J=10, K=20 and so on. The Gematriculator uses Finnish alphabet, in which Y is a vowel.

Experts consider the mathematical patterns in the text of the Holy Bible as God's watermark of authenticity. Thus, the Gematriculator provides only results that are absolutely correct.


Uma tradução meia-boca (Os negritos são grifos meus):

O Gematriculator é um serviço que usa os métodos infalíves (ah, tá bom) da Gematria (WTF)desenvolvidos pelo Sr. Ivan Panin, para determinar o quanto um web site ou parte de um texto é maligno ou bom (no sentido divino da coisa).

Basicamente, a Gematria procura por certos padrões no texto, como quantidade de palavras começando com uma vogal. Se a quantidade de achados de um padrão for divisível por um certo número, tal como 7 (que é dito ser o número de Deus), há um argumento incontestável (já deu pra ver que o povo adora usar um palavreado forte, infalível, incontestável... XD) de que o espírito de Deus está presente no texto. Outro aspecto importante da gematria é o valor numérico das letras: A=1, B=2 ... I=9, J=10, K=20 e assim por diante. O Gematriculator usa o alfabeto Finnish (tive que procurar na wikipedia o que raios eh isso.), em que Y é uma vogal.

Experts (hoje em dia todo mundo é expert em alguma coisa, até eu sou um!) consideram os padrões matemáticos no texto da Bíblia como sendo a marca d´água de autenticidade divina (WTF 2!). Portanto, o Gematriculator provê apenas resultados absolutamente corretos (partindo de premissas desconexas, o cara conclui isso - ah, como é maravilhoso ter cabulado as aulas de lógica, hauhauhau)
.

Bem, anyways, coloquei o endereço deste pequeno blog ali, para ver o quão maligno (ou melhor dizendo, com falta de inspiração divina) os textos aqui são:

This site is certified 35% EVIL by the Gematriculator This site is certified 65% GOOD by the Gematriculator

Huahuahauh, teremos que trabalhar mais para aumentar esse ranking de apenas 35% =P

Via Marmota.

Legenda da Foto

Estava vendo algumas imagens no knuttz (já comentei esse site num post anterior), e ao ver essa foto aqui, pensei em postar:



Que tal algumas sugestões pra legenda dessa foto? Algumas minhas:

- No funeral dos parentes.
- A pomba pensando: nham, nham, nada como um bom canibalismo
- A pomba falando: bem que mereceram, suas galinhas!
- A pomba pensando: que televisão de cachorro que nada!

OK, ando sem muito humor por esses dias, totalmente sem criatividade. Se tiver alguma idéia legal, deixe ai um comentário.

Se deus é brasileiro...

Notícia lida no Terra (ou se vc preferir, pode ler no UOL tb):

Petróleo mostra que 'Deus pode mesmo ser brasileiro', diz 'Economist'

Reportagem publicada na edição desta semana na revista britânica The Economist comenta a descoberta do campo de petróleo de Tupi, num país já farto em recursos naturais, afirmando, com ironia, que "Deus pode mesmo ser brasileiro, afinal".

"As florestas do Brasil são maiores do que as de qualquer outro. Seu solo é tão fértil que algumas árvores chegam à plena maturidade mais rápido do que as pessoas. Debaixo de seu solo há enormes depósitos minerais que são a matéria prima para o crescimento chinês de dois dígitos. O Brasil já está no caminho para se tornar uma superpotência da energia alternativa", lista a revista.

"E como se provasse o dito popular de que 'Deus é brasileiro', agora parece que há bilhões de barris de petróleo a mais do que se pensava antes sob as águas profundas da costa brasileira", diz a reportagem.


Pelo que eu tenho visto, se deus fez as terras brasileiras, quem povoou elas foi o diabo. E ainda fez com que o povo do 'jeitinho brasileiro' se achasse abençoado...

Vantagens e Desvantagens

7:43 AM by Andarilho

Cenário: hoje, sexta-feira depois de um feriado na quinta, a maioria das pessoas enforcando o trabalho...

Pensamento positivo do dia: graças ao feriado, o ônibus vem vazio, dando até pra escolher qual lugar sentar.

Pensamento negativo do dia: PORRA, por que eu tenho que pegar um ônibus, e ir trabalhar hoje?

Não se trata disso

Resposta genial, ilustra muito bem a sociedade e o tipo de educação que temos hoje em dia, retirado do blog Circuito Integrado da Folha:

Cerf estava em uma conversa, digamos, mais animada com um dos participantes da mesa, que argumentava que o Google deveria filtrar o conteudo usando a qualidade e credibilidade como criterios tambem.

"O Google nao se trata disso", disse Cerf.

"Mas para meu filho de nove anos o Google eh a verdade, ele diz: esta no Google", --rebateu o palestrante.

"Entao o problema nao eh com o Google, eh de criacao", rebateu Cerf, para aplausos de partes dos presentes e constrangimento de outros."


(Velhinho esperto - foto retirada da biografia no ICANN)

Só pra constar, Vinton Cerf é um dos vice-presidentes do Google, e um dos criadores do TCP/IP, que é uma das bases da Internet, ou seja, que possibilita vc ler isso agora.

Poemas - Saudade

Saudade

Sinto tanto a sua falta quanto a minha,
Pois não existo sem ter você por perto.
Você é meu amor, meu sonho, minha rainha,
E sem você, meu destino é todo incerto.

Estou com saudade de ver o seu olhar,
Seu sorriso, sua voz macia, de você.
Quero beijá-la, abraçá-la, enfim, amar,
Você, que tanto tempo também não me vê.

E quando nos vermos, o sol brilhará,
Não importando nuvens ou tempestades,
Pois o seu brilho certamente triunfará.

E então feliz, correrei pela cidade,
E quem me ver, espantado se perguntará
O motivo que é você, de tanta felicidade.

Poemas - Saudade 2

8:35 PM by Andarilho

Saudade

É estranho como tenho essa necessidade,
De dizer que te amo, mesmo sem te ouvir.
A qualquer hora, esta é a verdade,
Tudo o que quero é o teu amor sentir.

Estou com saudade, esta palavra singular,
Que existe em nossa língua e coração.
Faz tempo que não vejo o teu olhar,
Faz tempo que só enxergo escuridão.

O silêncio surdo me envolve,
Mas a tua lembrança me devolve
Um traço de alegria, de um sorriso.

A saudade não se espanta,
Mas a minha alma se levanta
Com a lembrança do som do teu riso.

Poemas - Foto

8:32 PM by Andarilho

Vou postar alguns poeminhas tb, vai que dá um pau no meu HD e esses infelizes acabam nunca vendo a luz do sol... ou da Internet... O que também não faria diferença na humanidade XD.

Foto

Quando te vejo, acredito que Deus possa existir,
Pois nada é mais perfeito do que você, sorrindo.
Teus olhos amendoados, com todas promessas por vir,
Me ensinam o sentido de beleza, verdadeiramente lindo.

Só tenho uma foto comigo, e nela fico hipnotizado.
Pois ali, capturado o instante, uma luz irradiante,
Tens me escravo, para todo o sempre, capturado.

As palavras acima são minúsculas, insignificantes,
Pois o teu sorriso, esta corrente que me prende,
Por palavras não pode ser expressa; não obstante,
Tento em vão; nenhuma palavra é, como uma lente.

Adormeço te olhando, mesmo que em uma figura.
Quero um sonho contigo, teu amante, teu amigo;
Nunca te achei, um amor da forma mais pura.

Acrósticos - Janaina

8:16 PM by Andarilho

Janaína

Jóia rara, única entre outras tantas,
A tua beleza faz inveja a ninfas e santas.
Nascida linda, inteligente, única e especial,
Até nos céus conhecem tua beleza monumental.
Ídolo com tuas formas, cabelo, sorriso, olhar,
Num instante penso estar navegando num mar,
Através da tua beleza até a perfeição eu chegar.

UPDATE: Outro acróstico de Janaína aqui.

Acrósticos - Juliane

8:14 PM by Andarilho

Juliane

Jamais alguém teve tanta beleza assim,
Um anjo terrestre com um charme e meiguice sem fim.
Lábios tenros, pele macia e sedosa,
Infinita beleza na tua visão formosa.
A tua voz é uma canção em forma de melodia,
No fundo do teu olhar vejo poesia,
E no teu sorriso meigo quero construir minha moradia.

Tem outro acróstico de Juliane aqui.

Acrósticos - Sílvia

8:12 PM by Andarilho

Sílvia

Sonho estar contigo e ter teu amor de verdade,
Íntimo momento que perdura por toda uma eternidade.
Lírios, rosas, cravos, todas as flores,
Vislumbram a verdadeira beleza em ti, em teus amores.
Infinita é a beleza em ti e em teu coração,
Acúmulo de belos dons que são uma bênção.

UPDATE: Outros acrósticos de Sílvia aqui e aqui.

Acrósticos - Diane

8:10 PM by Andarilho

Mais uma série de acrósticos que ficaram muito tempo acumulando pó:

==========================================

Diane

Doce mel era, antes de nascer o ciúme,
Inimaginável agora, sem sentir o seu perfume.
Alma de anjo em linda dama, você me apareceu,
Nunca deixarei de amá-la, nosso amor não morreu,
E quero mais do que nunca sentir os beijos seus.

Fast Food Tour: Habibs

Desde minha viagem a Curitiba, estava com vontade de comentar sobre alguns lugares em que eu fiz uma boquinha por lá, mas tenho que admitir que perdi todos os papéis que fiz anotações, bem como as notas/recibos dos lugares, então nem o nome dos restaurantes eu lembro...

Então vou começar falando do único lugar que lembro, o Habibs. Sendo a maior rede de fast food de comidas árabes, é uma franquia brazuca, coisa que eu não sabia (isso se a wikipedia estiver certa).

Bem, lá em Curitiba, o Habibs fica a duas quadras do hotel onde fiquei, então fiz algumas refeições lá. Fica na Marechal Floriano, quase em frente a um certo estabelecimento que já comentei XD.

(Habibs em Curitiba, aonde eu comi um bocado - fonte: Wikipedia)

Vou falar um pouco sobre o que comi por lá. A primeira vez, foi num almoço. Ambiente limpo, clean, legalzinho, padrão da franquia (já tinha ido umas duas vezes no Habibs de Londrina). Não estava com muita fome, então só pedi um beirute com suco de laranja. A descrição do beirute:

Sanduíche típico no pão sírio, preparado com rosbife, queijo tipo cheddar, ovo frito, alface, tomate, maionese e requeijão Cremily.

É um sanduíche muito bom, e vem bem recheado, tanto que muita gente come o sanduíche com garfo e faca. Eu, como bom ogro, como o sanduíche, por maior que seja, com as mãos nuas XD. É bem mais gostoso, só que pede muitos papéis pra limpar a mão depois =P.

Só não se enganem com o "típico" da descrição. O pão sírio do Habibs não tem muita cara (ou melhor, gosto) de pão sírio, parece um pão caseiro comum, mas com o formato tradicional de pão sírio.

(Parece gostoso? E é...)

Concluindo, o sanduíche é muito bom, e até substitui uma vez por outra uma refeição "normal". Só não dá pra ser chamado de saudável porque tem muita gordura (o queijo cheddar, ovo frito, maionese e requeijão - delícias, mas cheias de gordura), além do alto nível de sódio (sal).

A segunda vez na verdade não comi lá, mas fui lá pedir umas esfihas (ou sfihas, tanto faz pra mim) pra levar. Baseado no tamanho de umas esfihas que já tinha comido anteriormente (mas não no Habibs), pedi umas dez, de carne e queijo, pra aplacar a minha voraz fome. E ainda achando que aquilo ali não seria suficiente, pedi tb dois kibes. Pedi um suco de 500 ml, mas ai a mocinha da caixa disse que estavam com promoção, e eu levaria dois pelo preço de um, ou seja, 1 litro de suco XD. Tudo bem, pensei: bebo metade e deixo o resto no frigobar do hotel...

Peguei a caixa fechada, e quando cheguei no hotel, tive uma surpresa: as esfihas eram bem maiores que eu achava. Resultado: deixei umas 5 esfihas no frigobar, e comi frias no dia seguinte... XD

(O gostoso é comer quentinho)

Falando sobre a comida, as esfihas do Habibs são bem normais, nada de especial. Talvez tenham um pouco de massa demais, mas a massa (quando quente) é boa, bem macia. O recheio de carne é bom, mas achei o de queijo um pouco sem gosto. Não parece realmente queijo, parece mais ricota (ricota, o queijo sem sabor XD).

O quibe (ou kibe) eu achei diferente, mas gostoso. Parece que eles capricham na carne, e colocam pouco trigo. Eu particularmente prefiro algo mais equilibrado, mas carne sempre é bom =P.

(Esse post já está me dando fome...)

A terceira refeição lá no Habibs foi uma janta. Pedi mais uma vez um beirute, mas como dessa vez eu estava com um pouco mais de fome, resolvi pedir os minikibes, esses que estavam fazendo propaganda na tv até uns tempos atrás. Pedi 3, um de cada tipo.

(Putz, depois de toda essa propaganda, bem que podiam me dar uma parte da verba de marketing... XD)

Todos os minikibes são recheados, cada um com um tipo de recheio. Os minikibes Creamily e o Homus eu não gostei, nem lembro especificamente qual era o recheio, mas ambos são bem parecidos, e parecem com requeijão. Entretanto, gostei do de coalhada seca, a coalhada dá um bom contraste com o kibe em si, e a consistência também é boa, diferente dos outros, que a consistência é cremosa demais (pro meu gosto).

Acreditem ou não, esse post NÃO é patrocinado pelo Habibs, hehehe =P

24 Horas adiado, Lost perdido em datas...

7:43 AM by Andarilho

Acho que nem todos devem saber, mas tá rolando (ou em breve vai rolar) uma greve de roteiristas lá nos USA. Por causa disso, muitas séries estão sendo adiadas ou adiantadas ou sofrendo fortes gambiarras.

Por causa disso, 24 Horas deve ser adiado, segundo o Omelete. ARRRGHHH. Depois de me deixar babando com o trailer, já comentado aqui, agora me fazem esperar...

Fora que essa greve pode afetar (e muito!) Lost, chegando a não exibirem nesta temporada, só na próxima (em 2009!!!!), segundo o Omelete.

Fora que séries como Heroes também devem dar um "stand by"...

Pra quem quiser saber das novidades, recomendo acompanhar o feed do Omelete. Esperamos que as próximas notícias sejam boas...

Semana Nacional de Segurança com Eletricidade

Bem, pra não deixar o assunto só no post anterior, meio engraçadinho, vamos falar sério agora.

Eletricidade é uma beleza, permite a gente tomar um banho quente, ficar acordado até tarde lendo blogs ou procurando pornografia na internet XD. Mas, ao mesmo tempo, pode matar x_x, caso você seja descuidado. Vejam o gráfico abaixo, que mostra o número de mortes da população em geral (ou seja, pessoas que não trabalham nas distribuidores de energia), devido a alguns tipos de negligência, retirado do site da ABRADEE:

(Você não quer entrar nessas estatísticas, não?)

Pra tentar amenizar esse quadro, a ABRADEE, que é a associação nacional de distribuidoras, está organizando nesta semana, a semana nacional de segurança com energia elétrica, um esforço conjunto com as distribuidoras de energia (Celesc em SC, Copel no PR, etc...), no que tange a segurança com eletricidade. Aqui na Celesc, essa campanha (que é voltada à população), está sendo conduzida junto com a SIPAT, a semana de prevenção de acidentes no trabalho (voltada para os funcionários).

Os principais alertas dessa campanha (direto da assessoria de imprensa):

  • Empine pipas sempre longe da rede elétrica. Nunca tente tirar as pipas presas nos fios. Nunca use cerol, pois ele aumenta o risco de acidentes.

  • Não furte energia elétrica. É ilegal e perigoso. Fique longe dessa idéia!

  • Instale antenas de TV longe da rede elétrica. Elas podem encostar nos fios e causar acidentes.

  • Ao construir ou reformar, monte o andaime e mantenha vergalhões, barras de ferro e outros materiais longe da rede elétrica. Eles podem encostar nos fios e causar acidentes.


(Imagens da campanha)

Aterrando e enterrando

Esta semana é a semana da SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, aqui da Celesc, e fui assistir a uma palestra, sobre segurança ao lidar com eletricidade.

Uma das coisas que eu não sabia, mas que a Mirian (acho que era esse o nome dela), contou na palestra, diz respeito a uma crença popular (não sei se é regional, porque eu nunca tinha ouvido isso), que depois de um fulano qualquer levar um choque na rede elétrica, de razoável gravidade, cobrir o fulano de terra, enterrando-o. Isso pra "ATERRAR" o indivíduo XD. Ou seja, depois do cara levar uma descarga elétrica, aterrem ele pra descarregar a energia... ¬¬

Eu achei hilário, mas vai saber se tem gente que acredita... E PELO AMOR DE DEUS, isso aí em cima é UMA PIADA!!!

Se alguém levar um choque, LEVE-O PARA O HOSPITAL ou chame a emergência!

Acrósticos - Luciana

E um mais recente...

Luciana

Leio teu nome em anúncios por aí.
Uma dor eu sinto por não estares aqui.
Carrego uma parte tua dentro do meu peito,
Imaginando teu sorriso, pra mim, perfeito.
Adolescente me sinto, bobo, apaixonado.
Nos teus olhos verdes me perdi e fui achado.
Amor, tudo que quero és tu ao meu lado.

/***********************************************************************

UPDATE: Outros acrósticos de Luciana, aqui e aqui.

Acrósticos - Suzana

Suzana

Silêncio se faz, quando tu caminhas pela rua,
Uma multidão se aglomera para admirar a beleza tua.
Zonzo eu fico diante do teu charme e tua simpatia,
Alguém como tu, não acreditava que existia.
No teu olhar, uma fonte da juventude parece existir,
A cada sorriso teu, tenho mais vontade de te ver sorrir.

UPDATE: Outro acróstico de Suzana aqui.

Acrósticos - Regina

Regina

Riso, sorriso, voz, cabelo e olhar,
E teus profundos verdes olhos, um mar a navegar.
Gestos, fala suave e delicadeza,
Intensa luz e beleza, tu tens, com certeza.
Néctar e perfume das mais exuberantes flores,
Assemelham-se a ti, olhos encantadores.

Acrósticos - Juliana

Mais alguns acrósticos antigos...

Juliana

Julga-te linda e bela, e com certeza,
Uma vez vista, não se esquece a tua beleza.
Lábios, sorriso, formas, cabelo e olhar,
Instigam todos a te ver e adorar.
A beleza, porém, não é tua única qualidade,
No teu peito, jaz amor e bondade,
As virtudes que te trarão felicidade.

/*****************************************

UPDATE: Link para outro acróstico de Juliana

Dublagem de Heroes

Ai Meu Deus!!!

Enquanto estava escrevendo o post anterior, sobre o filme Stranger Than Fiction, começou a passar na Record o episódio de Heroes.

QUE DUBLAGEM RUIM!!!

E não é por nada não, mas as vozes que colocaram nas personagens femininas está especialmente RUIM. Fora as monstruosidades que ficaram as falas do Hiro e do Ando...

Por essas e por outras, que torrents rulez!!!

P.S: Mesmo com dublagem, eu ainda acompanho as séries que eu gosto na Record (Heroes, Monk, CSI).... mesmo baixando as temporadas mais novas XD.

Filme: Stranger Than Fiction

9:11 PM by Andarilho

Stranger Than Fiction - ou... Mais Estranho que a Ficção

Apesar do título brasileiro ser bem fiel ao título original, prefiro ainda o som do original. "Stranger Than Fiction" soa bem melhor que "Mais Estranho que a Ficção", não? Mas não é sobre isso que eu quero falar, mas sim sobre o filme em si.

(Cartaz do filme)

Assisti o filme semana passada, e tenho que admitir que adorei. Há muito tempo não via um filme tão leve, bem feito e bem humorado, e ainda mais, uma comédia romântica inteligentemente engraçada e romântica. Não vou resenhar o filme aqui, porque acabaria soltando uns spoilers, e diminuiria um pouco a graça do filme. Mas, se mesmo assim você quiser ler algo (e algo mais 'profissional' que a opinião deste humilde que vos fala), pode ler o artigo do omelete (um ótimo artigo, mas contém spoilers - leia depois de ver o filme), ou então no cinemacomrapadura (contém leves spoilers).

O filme é sobre a redenção de Harold Crick (Will Ferrell, irreconhecivelmente bem, nem parece o palhaço de outros filmes), um homem com a vida absolutamente... chata. Com o cotidiano totalmente previsível, totalmente igual, totalmente contabilizado, quase não se pode dizer que no começo do filme ele está vivo. Um zumbi teria mais vitalidade XD. Até que por jogadas do destino (ou do autor), a vida dele encontra um ponto de mudança.

Fazem parte desta mudança (ou seria a catalisadora dela?) a confeiteira Ana Pascal, interpretada muito bem por Maggie Gyllenhaal (eu pelo menos, desconhecia ela antes desse filme, mas me apaixonei por essa mulher... que coisa mais linda...). e o doutor em literatura Prof. Hilbert, interpretado pelo sempre competente Dustin Hoffman.

Completam o elenco Queen Latifah (com um papel pequeno, quase uma ponta) e a sempre ótima Emma Thompson (nem sempre bem aproveitada, mas está excelente nesse filme).

(Gata)
(o_O)

Bem, fica aqui a dica de filme. E pra marmanjada de plantão, uma dica de página, com wallpapers da Maggie Gyllenhaal (eita sobrenome chato de ficar digitando =P).

(Já virou meu novo wallpaper)

P.S. A Emma Thompson, apesar da idade (ela é 20 anos mais velha que eu), não deixa de ser uma bela mulher...

(Emma Thompson no filme Stranger Than Fiction)

Acrósticos - Caroline

O último de hoje, esse não achei que ficou bom, mas resolvi postar mesmo assim...

Caroline

Como pode...
Alguém ser tão exuberante e bela?
Rara jóia,
Ouro, tesouro, tem a alma ela.
Lindo sorriso,
Intenso olhar que irradia luz.
Nada a ela se compara
Em nenhuma das perfeições que me seduz.

Esse é o segundo de Caroline, tem outro aqui.

Acrósticos - Samanta

1:49 PM by Andarilho

Esse é o penúltimo de hoje...

Samanta

Sorriso alvo, pele macia,
A luz do sol, tua face marota, acaricia.
Mistura de anjo e flor,
As palavras, a tua imagem, não podem compor.
Nasce uma rosa a cada sorriso teu,
Transforma com teu olhar, o semblante meu,
Anjo, ilusão, é beleza que Deus lhe deu.

UPDATE: Outro acróstico de Samanta aqui.

Acrósticos - Bianca

1:48 PM by Andarilho

O segundo de hoje...

Bianca

Bastou apenas um olhar, um sorriso teu,
Imediatamente uma chama no coração acendeu.
A tua beleza é fogo, chama estonteante,
Nada, depois que te vi, é como antes.
Caíste do céu com graça divina,
Apenas para te admirar, linda menina.

Acrósticos - Sandra

1:47 PM by Andarilho

Como tem muitas visitas neste blog, que caem aqui procurando por acrósticos, vou postar mais alguns, feitos a muitos anos atrás, e que pela primeira vez, vêm a luz do sol (ou da internet, como queiram XD)

Sandra

Suave perfume, fragrância,
Aumenta a beleza do teu porte, elegância.
Néctar mais doce é a sua boca, lábios.
Distante tem o olhar, inteligente, sábio.
Ramos de flores não são mais belos que você, flor.
A dádiva, é divina, do seu sorriso, amor.

/******************************************

UPDATE: Link para outro acróstico de Sandra.
Blog Widget by LinkWithin