O conceito de mensagens subliminares já estão cravadas no consciente coletivo, e a maioria acha que essas mensagens são muito poderosas, podendo atuar sobre a parte consciente do cérebro, até mesmo determinar as suas ações. Na ficção, muitas vezes essas mensagens tiram o arbítrio da pessoa, tornando-a um mero robô. Bem, até hoje nada de tão extraordinário foi provado, na verdade muitas pesquisas confirmam o contrário, de que mensagens subliminares têm pouco efeito prático. Pelo menos até agora.
E eis que hoje leio na folha online a seguinte notícia: Estudo confirma poder das mensagens subliminares.
Para este estudo foi realizado o seguinte experimento (citando a folha):
Em um grupo de 20 britânicos, com idades entre 18 e 39 anos, os pesquisadores utilizaram um sistema de recompensas/punições monetárias para condicionar sua escolha. A cada teste, um índice escondido (um desenho abstrato) foi exposto, rapidamente, como um flash, para que os voluntários não o percebessem de forma consciente.
Os voluntários deveriam pressionar, ou não, um botão de resposta. Se não se mexessem, não ganhariam nada. Se apertassem o botão, poderiam ganhar, ou perder, um euro. Na realidade, um dos índices expostos de maneira subliminar anunciava a recompensa (1 euro, para quem apertasse o botão) e o outro, a punição (perda de 1 euro, se apertassem o botão).
Ao longo do teste, os voluntários apertavam mais --e de maneira bastante significativa-- em resposta ao índice que anunciava a recompensa.
WOW, isso quer dizer que agora os donos de cinema devem colocar frames nos rolos dos trailers, dizendo "Coma pipoca, beba coca-cola"? Não tão rápido, caro Padawan.

Pela descrição do experimento, podemos ver claramente que a mensagem subliminar provia uma informação adicional útil para o pesquisado, algo que conscientemente seria bom. Isso quer dizer que a vontade individual dele não foi afetada, pois a vontade natural é ganhar mais.
Então, fiquemos tranquilos, uma mensagem subliminar não nos fará beber mais coca cola ou comer mais pipoca no cinema. A não ser, talvez, se já estivermos inclinados para isso (o que nem é tão difícil assim, não?) =P
Para saber mais: Mensagens subliminares na Wikipedia.
3 comentários:
pra mim, seria bom se passasse a mensagem " não coma doces"
Se a vontade não foi afetada, por que o teste só teve 63% de escolha com lucro. Será que o povo não gosta de lucro? E no caso da coca-cola que teve um aumento de 58% das vendas,será que não teve influência também?
KKKKKKKKKK.... Pesquisa feita com 20 pessoas.... KKKKKK
Isso da uma margem de erro de quase 40 pontos, EXTREMAMENTE CONFIÁVEL!!
OBS: Isso nem vale como estudo científico!
Postar um comentário