2008-08-28

Mensagens subliminares funcionam?

Antes, uma pequena explicação do que são mensagens subliminares. Por definição, uma mensagem subliminar é uma forma de mensagem que não pode ser percebido conscientemente pelos nossos sentidos. Por exemplo, se você trocar um quadro de um vídeo que passa uns 60 quadros por segundo (alguns jogos atingem essa marca), o seu cérebro não conseguirá distinguir aquele quadro trocado. Se você colocar alguma mensagem nele, será uma mensagem subliminar.

O conceito de mensagens subliminares já estão cravadas no consciente coletivo, e a maioria acha que essas mensagens são muito poderosas, podendo atuar sobre a parte consciente do cérebro, até mesmo determinar as suas ações. Na ficção, muitas vezes essas mensagens tiram o arbítrio da pessoa, tornando-a um mero robô. Bem, até hoje nada de tão extraordinário foi provado, na verdade muitas pesquisas confirmam o contrário, de que mensagens subliminares têm pouco efeito prático. Pelo menos até agora.

E eis que hoje leio na folha online a seguinte notícia: Estudo confirma poder das mensagens subliminares.

Para este estudo foi realizado o seguinte experimento (citando a folha):

Em um grupo de 20 britânicos, com idades entre 18 e 39 anos, os pesquisadores utilizaram um sistema de recompensas/punições monetárias para condicionar sua escolha. A cada teste, um índice escondido (um desenho abstrato) foi exposto, rapidamente, como um flash, para que os voluntários não o percebessem de forma consciente.

Os voluntários deveriam pressionar, ou não, um botão de resposta. Se não se mexessem, não ganhariam nada. Se apertassem o botão, poderiam ganhar, ou perder, um euro. Na realidade, um dos índices expostos de maneira subliminar anunciava a recompensa (1 euro, para quem apertasse o botão) e o outro, a punição (perda de 1 euro, se apertassem o botão).

Ao longo do teste, os voluntários apertavam mais --e de maneira bastante significativa-- em resposta ao índice que anunciava a recompensa.


WOW, isso quer dizer que agora os donos de cinema devem colocar frames nos rolos dos trailers, dizendo "Coma pipoca, beba coca-cola"? Não tão rápido, caro Padawan.

(A origem do termo Mensagem Subliminar sempre foi associada a cinema, pipoca e refrigerante.)

Pela descrição do experimento, podemos ver claramente que a mensagem subliminar provia uma informação adicional útil para o pesquisado, algo que conscientemente seria bom. Isso quer dizer que a vontade individual dele não foi afetada, pois a vontade natural é ganhar mais.

Então, fiquemos tranquilos, uma mensagem subliminar não nos fará beber mais coca cola ou comer mais pipoca no cinema. A não ser, talvez, se já estivermos inclinados para isso (o que nem é tão difícil assim, não?) =P

Para saber mais: Mensagens subliminares na Wikipedia.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

pra mim, seria bom se passasse a mensagem " não coma doces"

Anônimo disse...

Se a vontade não foi afetada, por que o teste só teve 63% de escolha com lucro. Será que o povo não gosta de lucro? E no caso da coca-cola que teve um aumento de 58% das vendas,será que não teve influência também?

AntiFé disse...

KKKKKKKKKK.... Pesquisa feita com 20 pessoas.... KKKKKK

Isso da uma margem de erro de quase 40 pontos, EXTREMAMENTE CONFIÁVEL!!

OBS: Isso nem vale como estudo científico!