2010-01-01

Como posso conseguir um aumento em 2010? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/01/2010, sobre o mês de janeiro e o ano novo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como posso conseguir um aumento em 2010?

deus janus
Para a parcela da população da Terra que vive em países com raízes cristãs, como é o caso do Brasil, hoje começa um novo ano. Para chineses, judeus e outros povos, hoje é um dia como qualquer outro.

Embora o nosso ano novo seja cristão em sua origem, o mês de janeiro é uma homenagem a um deus pagão, Janus*. Para os romanos, Janus era o deus das portas, ou figurativamente, do fim de algum acontecimento e do imediato início de outro: o símbolo perfeito para uma transição anual de calendário.

Janus era representado com duas faces, que olhavam para direções opostas. Uma para o passado e outra para o futuro. Como as duas faces de Janus tinham igual tamanho e expressões idênticas, a dedução mais lógica é a de que só se pode compreender o futuro a partir da compreensão do passado. Ou, em linguagem corporativa moderna, como posso conseguir um aumento em 2010?

Segundo Janus, a resposta estará em algum lugar de 2009, ou nos anos anteriores. Ali atrás, há algo que deveria ter sido feito e não foi. Ou algo que não deveria ter sido feito e foi. É comum, nessa época de virada de ano, ouvirmos expressões como o que passou, passou. Janus concorda, mas também nos lembra que o que passou não deve ser esquecido.

No trabalho, este é o momento de abraçar os desafetos, de cumprimentar os chatos, e de desejar um feliz ano novo para gente que nos fez infelizes no ano velho. Mas é também o momento de pensar que o mundo pode ser melhor, que as pessoas podem ser mais compreensivas e que tudo isso só depende de nós mesmos. Exceto o aumento de salário, que vai continuar dependendo do chefe.

No tocante aos colegas de trabalho... Bom, talvez o mês de janeiro tenha esse nome para nos lembrar, desde o primeiro dia, que precisaremos ter uma especial atenção para com alguns de nossos colegas. Aqueles que terão o ano inteiro, o que o enigmático deus Janus tinha: duas caras.

Max Gehringer, para CBN.

* Pronuncia-se "Ianus".

2 comentários:

Ju ♥ disse...

trabalhando...

Ana P. disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Eu ia vir aqui comentar qualquer coisa, mas ó, Sentimental disse tudo!

Eu não tenho como lutar por aumento na minha área, só fazendo greve mesmo.