2010-01-25

Pequeno dicionário do mundo corporativo: pródigo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/01/2010, sobre a palavra pródigo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Pequeno dicionário do mundo corporativo: pródigo

filho pródigo
Dando prosseguimento ao nosso pequeno dicionário corporativo, enquanto o carnaval não chega e o ano não começa, a palavra de hoje é pródigo.

Quando um funcionário que pediu a conta se arrepende e decide voltar ao antigo emprego, o seu retorno é saudado como a volta do filho pródigo.

Atualmente, a palavra possui também um sentido positivo, de fertilidade ou abundância, como na frase: "Fulano é pródigo de boas idéias".

Mas em latim, pródigo significava esbanjador ou gastador. Esse é o sentido da parábola bíblica, do filho pródigo, que fala de um jovem que retornou à casa paterna após torrar todo o dinheiro que tinha.

Por isso, quando o chefe saúda o retorno do subordinado pródigo, ele tanto pode estar dizendo que o subordinado é cheio de boas idéias, como pode estar insinuando que o subordinado é um cabeça-oca, que desperdiçou o tempo passado fora da empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Hahahahahaahahahaha! Fosse na minha agência, falariam algo tipo "HAHAHA, NUM AGUENTOU A PRESSÃO, VOLTOU COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS, NÉ???"

Algo do tipo, ou pior.