2008-01-09

A matemática do networking - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max na CBN, via podcast do dia 20/12/2007:

O que vale é a matemática do Networking

Minha pergunta é bem simples: Funciona mandar currículos por email para profissionais que nós não conhecemos? É que eu fiquei sabendo de uma agência que tem uma lista de emails de 250 presidentes, diretores e gerentes de empresas. Essa agência cobraria 50 reais para enviar o meu currículo a toda essa gente. Se eu conseguisse um emprego, seria um pequeno investimento com um grande retorno. Meu nome é Bruna, obrigada.

Vamos começar pela lista, Bruna. Como a agência conseguiu esses emails de pessoas tão importantes? Resposta: através da Internet. Provavelmente, você não terá acesso à lista da agência, mas se tiver, vai descobrir que muitos endereços trazem o nome da função, e não o nome da pessoa que ocupa a função, por exemplo, diretor.comercial@nomedaempresa. Se você tiver paciência para pesquisar em sites de empresas, você poderá fazer a sua própria lista, e de graça.

Agora, vamos à vida prática. Quando um desses profissionais abre a caixa de entrada e se depara com um currículo não solicitado, há uma probabilidade quase absoluta de que o email irá direto para a lixeira. Sua chance será maior, Bruna, se você se cadastrar num site de currículos. Muitas empresas, principalmente de médio porte, procuram profissionais nesses sites, porque isso reduz os custos de contratação.

Outra opção seria você se cadastrar diretamente no site de uma empresa. Muitas delas oferecem essa possibilidade. Porém, esteja preparada para o desagradável fato de que talvez você não receba uma resposta.

No fim das contas, Bruna, o que vale mesmo é a matemática do networking. Uma pessoa que saiba o email de 100 profissionais que ela não conhece, terá menos chance de conseguir um emprego, do que uma pessoa que conheça pessoalmente um único profissional.

Max Gehringer, para CBN.

/***************************************************

E na boa, pra mim, essa agência que a Bruna cita é meio suspeita. Me cheira a golpe do emprego (veja algumas informações aqui). Pode ser só suspeita minha, mas...

Um comentário:

CintiaYamane disse...

humm..... que foda ne... la onde eu trabalho, os emails que as pessoas mandam pra chefe, quem abre na verdade é a menina do financeiro... ou seja, se ela kiser ela pode deletar sem ninguem saber.. o guto disse que abre os emails que a agencia recebe.. e se chega um curriculo ou portifolio la.. se ele se sentir ameaçado, ele pde deletar, sem que o chefe veja.. ne??? esse negocio de email é muito arriscado... as vezes penso que é mais facil ir batendo de porta em porta.. >_<