2008-01-29

Clássicos do Mundo Corporativo: Regra do 5% - by Max Gehringer

E aqui estamos nós, com mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para a CBN, disponível via podcast, do dia 28/01/2008.

Tenho que admitir que só estou fazendo estas transcrições porque ultimamente tenho passado o dia inteiro no trabalho fazendo absolutamente nada... Sabe, existe um limite para o tanto de "nada" que uma pessoa pode "fazer" em oito horas de trabalho =P

Clássicos do Mundo Corporativo: Regra do 5%

Eu hoje me lembrei de uma dessas estatísticas baseadas mais no bom senso do que na técnica: a regrinha dos 5%.

Segundo essa regra, de tudo o que nós escutamos, vemos, falamos, lemos ou escrevemos todos os dias, só 5% realmente interessam. O resto é descartável. Da mesma forma, de cada 100 estagiários contratados por empresas, só 5 chegarão a cargos de chefia. De cada 100 pequenos negócios que são abertos, só 5 se transformarão no sucesso que o dono sonhava. De cada 100 bons alunos, só 5 repetirão na vida profissional o excelente desempenho que tiveram na escola.

A mesma regra vale para o trabalho. Se nós passamos 40 horas por semana em uma empresa, só durante 5% desse tempo, ou 2 horas, estaremos fazendo alguma coisa, pela qual poderemos ser lembrados daqui a algum tempo. As outras 38 horas serão gastas em trabalho de rotina, em reuniões, em conversas ao telefone ou em bate-papos sem importância.

Um teste que eu fazia comigo mesmo era me perguntar como eu tinha gasto as minhas 2 horas de criatividade na semana anterior. E no mais das vezes, eu descobria que tinha sido simplesmente engolido pela rotina.

Essa lição, dos 5%, eu devo ao meu saudoso professor Vantuil. Certa vez, durante uma daquelas algazarras incontroláveis em classe, o professor Vantuil, calmamente, disse que os 95% de alunos que quisessem persistir na bagunça, poderiam continuar a vontade, porque ele estava interessado em dar aula apenas para os 5%, que iriam ser alguma coisa na vida. E a classe, imediatamente, ficou em silêncio. Porque todo mundo, sempre se considera parte dos 5% que vão dar certo.

Não sei se a lição do professor Vantuil funcionou no meu caso, mas certamente funcionou no caso do professor Vantuil. Porque eu devo ter tido uns 100 professores na vida, e ele é um dos 5 que eu ainda me lembro.

Max Gehringer, para CBN.

/***********************************************

Para outros textos do Max, utilize a procura pela tag.

4 comentários:

CintiaYamane disse...

eu acho que gasto mais do que 5% fazendo criações no trabaio... ó_ò

gostaria de poder vadiar mais...

Andarilho disse...

Mas eu acho que soh 5% devem prestar alguma coisa, o resto é meia boca, hauhauhauhau

Karina Tavares disse...

Que engraçado! Eu me encontro no mesmo estado que você, na empresa e sem ter nada pra fazer, e no entanto, estou lendo este livro do max gehringer o qual você postou no seu blogger.Hahahah, ví que não é só eu que passo por isso em impresas pelo Brasil a Fora. Vim aqui, pesquizar e imprimir, a final, nada tenho fazer em 8 horas de trabalho!

Andarilho disse...

Hehehe, hoje em dia, a situação não tá assim.