2008-12-22

Mentira no currículo pode render mais entrevistas, mas não garante emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/12/2008, sobre como mentir no currículo pode até gerar mais entrevistas de emprego, mas certamente não gerarão mais oportunidades de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/***********************************************************************************

Mentira no currículo pode render mais entrevistas, mas não garante emprego

mentira pinoquio
Uma ouvinte pergunta se mentir no currículo funciona, porque alguns amigos dela mentem e são chamados para entrevistas. E nossa ouvinte, que tem um currículo menos expressivo, porém honesto, raramente é chamada.

Há 3 anos, numa pesquisa feita nos Estados Unidos, descobriu-se que metade dos currículos continha alguma inverdade. A pesquisa mostrou também que homens mentem mais que mulheres, e que o tamanho da mentira é inversamente proporcional ao cargo pretendido. Ou seja, candidatos a auxiliar mentem mais do que candidatos a gerente.

Como não tenho conhecimento de alguma pesquisa desse tipo no Brasil, consultei uma agência de recrutamento, que entrevista centenas de candidatos por mês. Para começar, a responsável pela agência me disse que os entrevistadores sempre começam com um pé atrás, quando o currículo parece bom demais.

E aí vão fazendo perguntas, cada vez mais específicas, até o candidato finalmente disparar um: veja bem..., e confessar que de fato, exagerou um pouquinho.

A meu pedido, a agência listou as mentiras mais comuns em currículos, que são seis:

1a. Transformar seminários de fim de semana em cursos de aperfeiçoamento profissional.

2a. Transformar viagens de turismo em experiência internacional.

3a. Mencionar fluência em idiomas, quando o conhecimento é apenas elementar.

4a. Transformar a participação num grupo de trabalho em 'liderança na implantação de um projeto'.

5a. Mencionar valores exagerados, de economia ou investimento, na empresa anterior.

6a. Colocar um cargo ou uma função que o candidato diz ter exercido na prática, mas que não consta na carteira profissional.

Praticamente todas essas inverdades são facilmente descobertas nas entrevistas. E obviamente, o candidato é eliminado do processo.

Portanto, a nossa ouvinte pode ficar sossegada quanto ao aspecto ético. Mentira não gera emprego. Embora possa gerar mais entrevistas.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Ana P. disse...

Eu nunca menti no currículo, mas perceba, que eu tb nunca usei MUITO meu currículo... Tipo, se eu tivesse, talvez eu colocasse alguma mentirinha, quanto ao conhecimento em informática, principalmente...

E... mentir no currículo, é um espelho do que as pessoas fazem na vida: mentem para se dar bem. Quem mente apenas aleatoriamente pelo prazer de mentir, é problemático. A mentira existe para que as pessoas se dêem bem.

É isso. Ainda tô com sono, perceba. Talvez eu tenha um comentário mais elaborado quando eu finalmente acordar. Hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

Andarilho disse...

Mais elaborado do que esse, vira um post...

Perdido disse...

nunca fiz meu curriculo... XD

Usuale disse...

Para quem está afim de arrumar um emprego aí vai um site interessante: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=emprego