2008-12-25

Networking, a rede de relacionamentos profissionais - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/12/2008, sobre o networking: suas origens ancestrais e como o moderno networking se democratizou e deu poder à pessoa que o detém.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/***********************************************************************************

Networking, a rede de relacionamentos profissionais

networking
Muitas mensagens que recebi esse ano reclamavam da necessidade de se conhecer alguém, para conseguir um bom emprego. Essa rede de relacionamentos profissionais pode ter vários nomes, mas em empresas é usado um nome inglês: networking.

O conceito em si precede a própria humanidade. Raríssimos animais pré-históricos tinham tamanho, força e velocidade para caçar e se defender sozinhos. Por isso, se organizavam em bandos, para o ataque e para a defesa. A sobrevivência de um, dependia de todos.

As cobras foram exceções: não colaboravam entre si, não repartiam o alimento, não tinham um plano estratégico grupal e não raramente, uma comia a outra. Não por acaso, a cobra tornou-se símbolo do animal em que nunca se deve confiar. Adão e Eva que o digam.

Quando começaram a usar o cérebro, os primitivos seres humanos incorporaram a seus hábitos, a força do grupo. Primeiro, formando alianças para preservar seus domínios, ou para extendê-los às custas dos mais fracos. E depois, criando instituições formais, para compartilhar interesses comuns.

Esse mesmo princípio essencial, um ajuda quando o outro precisa, e é ajudado pelo outro quando precisar, pode hoje ser encontrado nas torcidas organizadas dos times de futebol, nas associações de amigos de bairro, nos condôminos de um edfício, ou no orkut. A diferença está na relativa democratização de alguns desses grupos.

No início, eles eram comunidades de iguais. Para entrar, era necessária a referência de um dos membros e a aprovação formal de todos os outros. E só era aprovado quem podia contribuir com seu dinheiro, ou com o seu prestígio, ou com o poder do cargo que ocupasse. Portanto, eram instituições fechadas.

Considerando tudo isso, o moderno networking é um salto quântico. Cada profissional pode fazer parte de grupos de relacionamento de outros profissionais, mas é, ao mesmo tempo, senhor de sua própria rede de contatos.

E o modo de administrar essa rede faz a diferença entre conseguir, ou não, um objetivo. Como os dinossauros já sabiam, há milhões de anos.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Ana P. disse...

Os grifos são seus???

é ter o famosíssimo QI, né... antes importante só em algumas profissões, mas parece que hoje em dia o conceito está realmente disseminado.

Dica do dia: vc podia aproveitar o marasmo do natal para explicar o funcionamento das casas de massagem, néah??? tipo... eu vou continuar cobrando, ahuahuahuahuahuhuahuahua

Andarilho disse...

Sim, os grifos são meus.

E o marasmo do natal eu estou aproveitando jogando, hauhauhau.

Dois cigarros e um café. disse...

Max guériguéri meu cu.

Beujundas e feliz ano novo, que lindo ¬¬

Andarilho disse...

Eu acho que esse comentário foi feito com alto grau etílico.

Dois cigarros e um café. disse...

Não posso ser sincera que sou chamada de bêbada? Que injutiça!

Foi só dois goles ¬¬