2008-12-28

A Outra, e a arte de ser uma mulher

Eu estava assistindo agora a pouco o filme The Other Boleyn Girl, ou A Outra, em português.

O filme é um romance histórico, que conta (tirando grandes licenças poéticas) a história das irmãs Boleyn, vividas pela Natalie Portman e Scarlett Johansson, que foram amantes do rei da Inglaterra, Henry VIII. Que ficou famoso justamente por romper com a igreja católica e fundar a sua própria igreja, justamente pra poder se casar mais de uma vez e tentar ter um herdeiro do sexo masculino.

the other boleyn girl
O filme é muito bom, e mesmo que não fosse, só de ver a Natalie Portman e a Scarlett Johansson, já valeria a pena. =P

Mas o que motivou esse post não foi fazer uma análise do filme (basta dizer que eu gostei e recomendo, mesmo não sendo fã de filmes históricos). Mas sim, uma fala da mãe de Anne Boleyn (Natalie Portman), ao dizer a filha para que vá à França (no filme, exilada):

- Now go to France. The queen of France is sophisticated. Be useful to her, amuse her. She'll admire your spirit. Learn from her.

- Observe the ladies of the court. See how they achieve what they want from their men, not by stamping their little feet, but by allowing the men to believe that they, indeed, are in charge.

- That is the art of being a woman.


the other boleyn girl a outra
Traduzindo...

- Agora vá para a França. A rainha da França é sofisticada. Seja útil, divirta-a. Ela admirará seu espírito. Aprenda com ela.

- Observe as damas da corte. Veja como conseguem o que querem de seus homens, não batendo os seus pequenos pés no chão, mas permitindo que eles acreditem que eles estão, na verdade, no comando.

- Essa é a arte de ser uma mulher.


the other boleyn girl natalie portman scarlett johansson
E ela volta muito experiente nesta arte. =P

Ah, as mulheres... Mulheres são terríveis, fazem de nós, homens, gato e sapato. Mas também, somos todos apenas pequenos garotos diante dessas incríveis mulheres. =D

Mais sobre o filme, inclusive com as liberdades artísticas em relação à história, na Wikipedia (em inglês). Abaixo, o trailer:


4 comentários:

Ana P. disse...

Não são todas que têm esse dom... perceba!

:(

Andarilho disse...

É que vc não passou um tempo na corte francesa, hauhauhauha.

Anônimo disse...

Amore,

eu vi o filme e não gostei. Achei fraco na parte histórica. Transformou em uma "novelinha" - de inveja entre irmãs a uma das passagens históricas mais importantes, que foi o rompimento de Henrique com a igreja.

BUT, as duas atrizes são as minhas preferidas! Vê-las atuar juntas me deixou feliz. E isso basta.

Beijo na boca.


Ps: agora vc entende porque amo tanto a frança??? rs rs rs rs

adorooooooooooooooooooo essa arte!!! rs rs rs

:)

Andarilho disse...

Eu vejo que vc já dominou muitas dessas artes francesas, dona K. =)