O profissional deve construir uma imagem positiva - ou uma lista de 5 coisas a evitar para não sujar a imagem - by Max Gehringer

2009-01-01 7:22 PM by Andarilho

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/01/2009, sobre algumas atitudes que devem ser evitadas para a construção de uma imagem positiva no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

O profissional deve construir uma imagem positiva

imagem profissional
Qualquer profissional, não importa o cargo que tenha, e nem importa se tem um cargo, precisa estar sempre construindo uma imagem positiva. No médio e no longo prazo, essa imagem terá muita influência em oportunidades e promoções.

Acontece que muitos profissionais tecnicamente competentes acabam se complicando na carreira porque ficam marcados por atitudes que poderiam ter sido facilmente evitadas. Vamos a uma lista das 5 principais:

A primeira: prometer demais. É o famoso "deixa comigo". Na hora da promessa, todo mundo fica impressionado. Mas, se os resultados ficarem abaixo das promessas, mesmo que tenham sido bons, a imagem que fica é a de alguém que não cumpre o que promete.

A segunda: falar sem ter certeza. Por exemplo, em reuniões, citar números na base do chute. Ou passar uma informação adiante, sem ter conferido se ela estava correta. Com o tempo, isso gera falta de confiança e cria a imagem de alguém inconsequente.

A terceira: argumentar sem necessidade. Muita gente não quer perder uma discussão por nada neste mundo, mesmo quando concordar não irá causar estrago algum. Essa é a diferença entre a persistência que é positiva, e a teimosia, que é negativa.

A quarta: esquecer de quem ajudou. Isso ocorre quando alguém é elogiado por um trabalho e não menciona os colegas que contribuiram para que o trabalho saísse bem feito. A imagem que fica é a do individualista e mesquinho.

E a quinta: criticar o trabalho alheio. Alguém que sempre acha um defeito naquilo que os colegas fazem, ganha fama de invejoso ou de cricri.

Fazer uma dessas 5 coisas de vez em quando, é até normal. Mas fazer qualquer uma delas, repetidamente, acaba criando um rótulo, que gruda e não sai mais.

Evidentemente, as pessoas que ficam rotuladas, sempre atribuem a estagnação na carreira a outros fatores, como colegas sem noção e chefes incompetentes. É claro que na vida corporativa imagem não é tudo. Mas, na hora de uma promoção, é pelo menos, a metade.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

  1. Ana P. said...

    Eu não sei que imagem eu tenho na minha empresa, mas no fim do ano recebi um destaque como A Mais Inteligente.

    Nunca ri tanto na minha vida. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

  2. Andarilho said...

    Em terra de cego, quem tem um olho é rei. =P

  3. Ana P. said...

    Digamos que eu num entendi... mas tudo bem, certeza o álcool acabou com alguns dos meus neurônios super inteligentes!

Blog Widget by LinkWithin