Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/01/2009, sobre erros no trabalho, como lidar com eles e como evitá-los, além de dicas para entrevistas de emprego.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
/******************************************************************************
Aprender a lidar com os erros é sinal de maturidade profissional
Errar é fácil. Faz parte da vida profissional. Admitir um erro já é mais difícil.
Muitos profissionais passam dias tentando encontrar maneiras de esconder um erro, quando poderiam confessá-lo em um minuto. Porque ninguém gosta de parecer ignorante ou incompetente.
Mas a verdade é que tentar esconder um erro e depois ter que dar explicações, quando o erro for descoberto, aí já são dois erros. Num caso desses, o erro original seria perdoado. Já o erro da dissimulação, dificilmente será.
Aprender a lidar com os próprios erros é um dos maiores sinais de maturidade profissional. Porque errar, todo mundo erra. E por que os erros acontecem? Acontecem por 4 motivos:
O primeiro: superestimar a própria capacidade. Acontece com pessoas que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e imaginam que podem dar conta de tudo.
O segundo: subestimar o problema. Acontece com quem tem um problema novo pela frente e um histórico de sucessos atrás de si. A auto-confiança é tanta, que o problema fica parecendo menor do que realmente é.
O terceiro: esperar para ver. Dar um tempo para que o problema se resolva sozinho. Acontece com quem é otimista. Normalmente, os pessimistas erram menos, porque eles sempre acreditam que alguma coisa vai sair errado.
E o quarto: não juntar todos os dados possíveis. Acontece com quem acha que uma situação é mais ou menos parecida com várias situações anteriores.
Em entrevistas de emprego, mencionar os próprios erros conta pontos positivos com o entrevistador. Mas, aqui vão 3 dicas importantes:
A primeira é admitir todos os erros, mas se concentrar naqueles que foram corrigidos em tempo.
A segunda dica é explicar como lidou com as consequências do erro. Assim, será possível transformar uma falha em uma boa história de sucesso.
E a terceira dica é nunca culpar o próximo. Por exemplo, dizer "eu avisei, mas ninguém fez nada". Isso não é uma justificativa, é só mais um erro.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
Coincidência, hoje aconteceu uma situação assim na agência. Descobrimos um erro acontecido em novembro, e a pessoa escondeu, e acabou que agora tá foda de resolver...
Tipo... foda, meu. Sempre que eu faço alguma bobagem [ou que eu acho que eu fiz, mas num tenho certeza], eu converso com meu chefe. Tipo, fiz assim, assim e assado. E ele me diz se tá errado ou não. No meio onde eu trabalho, quanto antes um erro for relatado, melhor. Geralmente no mesmo dia dá pra corrigir.
Foda...
Postar um comentário