2009-05-10

Filme: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Ontem fiz um sessão dupla, depois de Star Trek, vi o filme comédia-romântica-consumista-compulsiva Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (ou no original, Confessions of a Shopaholic).

delírios de consumo de becky bloom poster
Vamos começar com a protagonista, Rebeca Bloomwood, ou carinhosamente, Becky Bloom. Atrapalhada ao extremo, compradora compulsiva, ela é uma jornalista que trabalha em uma pequena revista, e que está endividada até o pescoço. Apesar disso, continua fazendo peripécias para comprar uma peça nova, como pagar uma compra usando diversos cartões de crédito (porque individualmente, cada cartão já está quase no limite).

Quando a situação aperta e ela se vê obrigada a procurar um novo emprego (em que consiga pagar as faturas), inadvertidamente ela acaba caindo em uma revista sobre... finanças pessoais. Assim, ela ironicamente começa a escrever sobre finanças, de um jeito que qualquer um possa entender, e acaba sendo o maior sucesso na revista.

os delírios de consumo de becky bloom compras sapatos
Mas claro, não esqueçamos que esta é, acima de tudo, uma comédia romântica e não uma aula sobre economia (apesar de que podemos aprender um pouquinho usando o filme). E como comédia romântica, o filme é uma sucessão de clichês: a mocinha atrapalhada, que acaba vivendo uma mentira; a amiga da mocinha; o mocinho, interesse romântico; a inimiga perua que também está de olho no mocinho; a revelação do segredo da mocinha; a briga; e a redenção.

Não, não considero isso spoiler, porque 90% das comédias românticas têm esse mesmo roteiro. E isso não é tão mal assim, porque a diferença entre elas está justamente nos detalhes, nas especificidades de cada filme. E nisso, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom se sai muito bem. O filme é engraçadíssimo, e a personagem principal, Becky, que no começo do filme me irritou (devido a sua cabeça-de-vento), acaba aos poucos cativando a audiência (afinal, quem não se comove com personagens com cara-de-cachorro-pidão?).

os delírios de consumo de becky bloom
Claro que uma coisa me incomodou do começo ao fim do filme: as roupas da personagem, espalhafatosas e coloridas, que feriram os meus olhos. Oh meu deus, se isso é moda, ainda bem que eu não sou nada fashion. =P

Baseado em uma série de livros de Sophie Kinsella (e um deles está nas livrarias, de mesmo nome do filme, aproveitando o lançamento nas telonas), o filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é uma boa pedida de diversão descompromissada, como praticamente todas as comédias românticas o são. O grande diferencial deste filme é a comédia em cima das situações financeiras de Becky. E neste diferencial, espere muitas risadas.

Trailer:


Se você quiser saber mais sobre o aspecto financeiro, ouça o comentário da Mara Luquet (mas só depois de ver o filme, pois contém spoilers).

2 comentários:

Ana P. disse...

Eu tava querendo justamente ver esse filme da última vez que fui no cinema, mas as pessoas à minha volta queriam ver Velozes e Furiosos 4. Bom, eu tb, já que eu pago pra ver o Vin Diesel, sem problemas nenhum, hahahahahahahahahaha!

Mas começo a pensar que seria uma boa pedida começar a ir ao cinema sozinha ¬¬

Andarilho disse...

Eu não sei mais o que é ir ao cinema com alguém.