2009-05-18

E agora? O que falo na entrevista de emprego?

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/05/2009, sobre o que não falar em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

E agora? O que falo na entrevista de emprego?

entrevista de emprego lupa
Hoje vou aproveitar para responder por atacado, uma série de consultas. As perguntas variam em tamanho e conteúdo, mas se resumem a uma questão, que é e agora, o que eu falo na entrevista de emprego?

Cada ouvinte que escreveu tem o seu caso particular, difícil de ser explicado. E aí, vem aquela preocupação com a reação do entrevistador, que eventualmente pode interpretar a história de maneira errada. Talvez mais importante do que perguntar o que eu falo?, seria perguntar o que eu não devo falar de jeito nenhum.

Eu fiz uma pequena lista de frases mortais. Pronunciar uma delas em uma entrevista, equivale a cometer harakiri em frente ao entrevistador.

Em primeiro lugar, não se deve alegar como motivo para querer mudar de empresa, nem como explicação por ter sido dispensado de um emprego, qualquer frase que comece com a palavra "falta". Falta de motivação, de perspectiva, de explicações, de informações, de adaptação, de reconhecimento, ou falta de qualquer outra coisa. Por que? Porque o entrevistador não tem como entrar em contato com a empresa que está sendo espinafrada pelo candidato e perguntar: "Por gentileza, vocês aí realmente não reconhecem um trabalho bem feito, ou isso é invenção do candidato que estou entrevistando?"

Em segundo lugar, não se deve acusar ninguém, nem chefes, nem colegas. O motivo é o mesmo. O entrevistador não é juiz e não tem como comprovar de quem é a culpa.

Em terceiro lugar, o candidato nunca deve se referir ao ambiente da empresa anterior usando palavras negativas, como frustração, desânimo, desinteresse, inveja, perseguição, injustiça, assédio e por aí vai.

Finalmente, devem ser evitadas as frases vazias, que soam bonitas, mas não querem dizer nada. Como por exemplo: "Não estou conseguindo desenvolver o meu potencial."

Embora isso possa parecer meio teatral, e é mesmo, o que deve ser passado numa entrevista é: estou feliz, ou estava feliz, mas sei que serei muito mais feliz aqui, por tudo o que já li ou ouvi a respeito dessa empresa.

Em entrevistas, reclamar ou fazer acusações sempre impressiona mal. Entrevistadores apreciam candidatos positivos. Aqueles que atribuem os méritos ou os erros a eles mesmos, e não a quem não está ali, de corpo presente, para se defender.

Max Gehringer, para CBN.

/**********************************************************************************

E só pra descontrair, uma tirinha que achei no Humor na Net:

entrevista de emprego gerente maluco

2 comentários:

Sentimental ♥ disse...

Gosto muito das dicas do Max, acho q ele é um dos melhores nessa área de administração de recursos humanos.

ah, e a tirinha fechou com chave de ouro o post.

beijos

Ana P. disse...

Hum, recebi um email sobre como contratar um funcionário, engraçadinho, que eu mandaria pra vc, mas por comment fica mto gigante, e eu to sem mta paciência de copiar e colar, enfim...

AHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHUAHUAHAUHAUHUAA!