2009-05-10

Filme: Star Trek

Incrível. Eis apenas um dos muitos adjetivos que poderiam ser dados, sem injustiça, ao novo filme de J.J. Abrams, Star Trek, que eu assisti ontem.

star trek 2009 poster
O que fazer quando uma franquia de filmes anda meio desgastada? Ultimamente, uma das soluções é: vamos dar um reset, começar tudo de novo. Funcionou bem com Batman Begins, e com o James Bond em Casino Royale, então, por que não em Star Trek, ou Jornada nas Estrelas, como era batizado por aqui?

O grande problema e diferencial de Star Trek é a grande quantidade de fãs dos filmes e séries originais, que seguiam uma continuidade própria. Para não desrespeitar esses fãs, nem cometer gafes de continuidade, já que o novo filme mostra os personagens da série clássica, jovens, nos primeiros dias na nave Enterprise, a melhor solução é criar um universo paralelo. Assim, tudo o que já foi visto não deixa de valer, apenas aconteceu em outro universo. Pode parecer maluco ou "viajado demais", mas qualquer um que tenha visto filmes de ficção científica ou mesmo lido quadrinhos, já está mais do que acostumado com esse conceito.

star trek 2009
E quem nunca viu nenhum filme da franquia? Vai ficar perdido no filme? Não. Claro que alguns detalhes estão lá para quem já é fã, são sacadas que o público não-fã não vai nem notar, pois eles não prejudicam em nada o andamento da história. História, aliás, que fica bem melhor se não for contada por aqui, pra evitar spoilers (e de preferência, não leia outras críticas antes de ir ver o filme).

Eu adorei o novo Star Trek, mesmo não sendo fã. Assisti a alguns filmes (há muuuito tempo atrás), então eu sei mais ou menos quem é Spock, Kirk e cia, mas não me peçam detalhes, que eu não sei. Mesmo assim, e talvez por isso, este filme vale muito a pena ser visto (e obrigatório se você for fã de ficção científica no cinema). Um novo começo para a franquia, que espero seja seguida por vários outros filmes.

Trailer:


Para saber mais: Especial do Omelete Star Trek.

3 comentários:

Ana P. disse...

Nunca assisti nenhum filme do Star Trek. Até mesmo pq, nunca fui grande fã de Sci-Fi.

Well.. talvez eu vá, mas o mais provável mesmo é que não!

[ocupadésima, sorry! sumi essa semana :(]

Andarilho disse...

Já tava achando que tinha perdido a minha comentadora-mór.

Ana P. disse...

Não perdeu a comentadora, não! Pq meu vício é maior até que meu sono, meu cansaço e minha vontade de só dormir, kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Mas é que tá foda esses dias!