2009-06-15

Sobre conversinhas inúteis

Ultimamente tem sido cada vez mais difícil aguentar aquela conversinha mole, aquele papinho matinal que rola no trabalho, enquanto as pessoas não começam a trabalhar efetivamente. Chame de rádio peão, conversa de bebedouro, pausa para o café, o que for.

O fato é que já não tenho mais saco pra falar e muito menos pra ouvir sobre o tempo, o futebol ou a fórmula um, nem de ouvir as reclamações da vida dos outros. Porque não me interessa. O que me importa se o Rubinho ganhou ou ficou em último? Eu não me importo com a maioria dos assuntos que o povo aborda nesses papinhos.

house (Outro que não se importa com essas conversinhas chatas e sem sentido.)

Até uns tempos atrás eu até tolerava, mas ultimamente isso tem deixado meu mau humor mal demais. Simplesmente insuportável.

A saída foi comprar (finalmente!) um mp3 player. Assim que eu sento na cadeira e me acomodo na mesa, é logar no computador e colocar os fones nos ouvidos.

mp3 player
Assim, de manhã, o máximo que eu preciso é dizer um "bom dia". E mesmo assim, eu o digo apenas por polidez (porque eu não tenho a mínima vontade de desejar bom dia para certas pessoas). E porque eu sei que o dia não vai ser bom (pelo menos o meu). Nunca é, mesmo.

Talvez se as pessoas estivessem mais interessadas em ouvir do que apenas esperarem a vez para falar e se deliciarem com o som da própria voz, eu poderia conversar mais com elas. Porque além da maioria querer discutir assuntos absolutamente enfadonhos, ou no mínimo desinteressantes, para mim, elas não querem realmente conversar. Mas apenas falar. E quando se calam, é apenas para retomarem o fôlego e esperarem o momento certo de começarem a falar novamente.

Citando Duque François de la Rochefoucauld: "O motivo pelo qual tão poucas pessoas são agradáveis numa conversa é que cada qual está pensando mais a respeito do que pretende dizer que a respeito do que os outros estão dizendo."

conversa agradável
Ilustração do Frases Ilustradas - Para uma conversa agradável.

16 comentários:

Ana P. disse...

Pela tag do post, sinto que sua irritação toda em ouvir os outros falando, se deve um pouco ao fato também de você não ouvir ela falando o que vc tb quer ouvir.

Bom, isso eu sinto, sabe? Não quer dizer que eu esteja sentindo certo.

Mas seu post me ganhou já pela foto. Já disse que eu adoro House? Não?

Assiste logo a quinta temporada. Tá foda! Me identifico agora com ele, mais do que nunca.

E... eu aprendi com o filme Madagascar uma tática infalível [apesar de que tem dias que tudo o que eu quero é que seja rápido e indolor, e que acabe logo].

Sorria e acene, Andarilho. Sorria e acene.

Andarilho disse...

Acho que vc entendeu errado, eu uso essa tag sempre que falo uma coisa pessoal, não importa se é com irene ou sem, hauahuahua.

Pois é, vc estava sentindo errado.

E que negócio de 'Sorrie e acene' é esse? Cadê a AnaP que eu conheço? Hackearam a sua conta? Te abduziram?

Ana P. disse...

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHUAA!!

Ah, nunca tinha reparado isso!

Então tá, então só sorria e acene, beibe.

[a AnaP que vc conhece... está... er... com sono? ah, não, ela tá boba! é verdade, HUAHUAHUAHUAHUAHUAA]

Andarilho disse...

tá boba por causa do que aconteceu dia 12, é?

conta ai essa fofoca.

Ana P. disse...

Não aconteceu nada! eu fui ao cinema com alguns amigos, e isso foi legal. Viu como eu tô boba? Cinema com amigos numa noite fria dos namorados se torna legal.

A bobeira tá vindo de longa data.

Andarilho disse...

Sei... Mas como diz o House, everybody lies.

Ana P. disse...

É, realmente vc mergulhou fundo na filosofia do House! HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Mas é fato. Se tivesse acontecido alguma coisa, certeza eu num tava mais boba. Certeza!

Andarilho disse...

Muitas vezes as pessoas mentem pra si mesmas, mais do que pra outras pessoas...

Não que eu esteja falando que esse é o seu caso...

Ana P. disse...

A filosofia foi profunda agora... Mas é fato.

Pq a gente começou esse tópico mesmo?

Andarilho disse...

Pq vc veio com uns papos muito estranhos, de sorrie e acene.

Ana P. disse...

Mas sério... é que vc já deve estar no trampo, mas na próxima vez que vc estiver perto das conversinhas... SORRIA E ACENE!

Não precisa "fisicamente" sorrir e acenar, perceba. Mas tipo, finja interesse.

Sei que às vezes é difícil, mas depois de cinco anos de completo desinteresse... eu aprendi!

Andarilho disse...

Eu prefiro usar a técnica House: deixar claro que aquilo não só é desinteressante, como idiota.

Ana P. disse...

Bom, eu já fiz isso... mas o meu problema é a alta rotatividade do meu trampo. Como toda hora tá trocando de gerente e de funcionário [os cães ladram e a caravana passa, né], eu ia ter que sempre convencer as pessoas da idiotice delas.

Desisti, né? Cada um vive na bolha que bem entende.

:)

[a minha é das mais divertidas e non-sense]

Ju ♥ disse...

é fato, todo dia de manhã todo mundo tem história pra contar e recontar, e é incrível como tudo acontece com todo mundo, qndo não é sempre o melhor é sempre o pior.

tenho uma prática, nunca pergunto 'está tudo bem?', pq se perguntar, pronto, isso é gatilho pra pelo menos 30 minutos de falatório desnecessário.

bjs

Andarilho disse...

Eu tb não pergunto 'tá tudo bem?'. E se alguém me pergunta, digo que 'não'.

E se me perguntarem 'pq não', digo logo que é pq a vida é uma merda. E coloco os fones de ouvido.

Tem funcionado, se os infelizes continuam reclamando, eu pelo menos não ouço.

Ju ♥ disse...

kkkkkkkkk
bom, ultimamente não tenho essas conversas de escritório, mas qndo tiver vou lembrar da sua dica.
bjs