2019-02-22

Como agir numa entrevista ao ser convidado a mudar de emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/02/2019, com uma ouvinte que foi convidada por uma agência de recrutamento para uma vaga, mas que não conseguiu.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como agir numa entrevista ao ser convidado a mudar de emprego

mulher em entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa conceituada e recebi um convite de uma agência de recrutamento, para conversar sobre um possível emprego em outra empresa, de porte maior. Eu me interessei e fui conversar.

A recrutadora me perguntou que motivos eu teria para mudar e respondi que seria uma melhor oportunidade de carreira. Ela me perguntou se a minha empresa atual não me oferecia esse tipo de oportunidade e eu respondi que não, porque já me havia sido falado que o interesse da empresa é me manter na posição atual.

Não consegui a vaga e fiquei desapontada, porque não procurei essa empresa, ela é que me procurou. E isso já me pareceu um sinal de que haveria muito interesse em minha contratação. Onde foi que errei?"


Vou simplificar a resposta, porque ela serve não somente para você, mas para qualquer profissional que esteja empregado e receba um convite para conversar sobre uma eventual mudança de emprego.

Vamos lá. Pergunta: "Que motivos você teria para mudar?" Resposta: "Nenhum, mas acredito que vou ouvir um que me fará pensar melhor." E ponto.

Quem é convidado a mudar de emprego não precisa convencer, precisa ser convencido.

Ao dar uma resposta vaga e ainda adicionar uma explicação desnecessária, você se colocou na posição de quem estava pedindo um emprego, e não na de uma profissional bem-empregada, que queria ouvir boas razões para considerar uma mudança.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: