2019-02-15

No trabalho, ter bom humor é muito mais importante do que ter razão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/02/2019, com um ouvinte que trabalha em uma empresa de economia mista com líderes de competência duvidosa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

No trabalho, ter bom humor é muito mais importante do que ter razão

bom humor no trabalho

Escreve um ouvinte: "Trabalho em uma empresa de economia mista, cuja administração é muito política. A maioria dos líderes é de competência duvidosa, e nas promoções é levado em conta mais a afinidade pessoal do que o trabalho em si. Meus colegas se revoltam com essa situação de favorecimento, enquanto eu, talvez por minha idade mais madura, prefiro ter uma abordagem positiva da situação.

Digo a todos que revolta não ajuda em nada e é melhor pensarmos que, se a empresa está pagando em dia e oferece benefícios que, por sinal, são muito bons, não interessa se ela beneficia aos incompetentes, porque afinal, o dinheiro é dela e quem pode se prejudicar é ela mesma. Já fui por isso, chamado de ingênuo. Estou sendo mesmo?"


Não. Pelo menos, no que tange a definições. Ingênuo é o que não percebe o que está acontecendo. Você está sendo pragmático, porque enxerga a situação, aceita que não dispõe de meios para mudá-la e tenta tirar dela o melhor proveito.

Já os seus colegas são inconformados. Assim como você, eles também veem a conjuntura como ela é, mas acreditam que desabafar poderá trazer consequências positivas. Se for isso, talvez eles estejam sendo mais ingênuos do que você.

Já aqueles poucos que ocupam cargos sem merecê-los, são apaniguados, mas também foram espertos para perceber que se relacionar bem com a alta cúpula iria trazer mais vantagens em médio prazo, do que a capacitação.

Mas, se você me permite uma observação pessoal, no trabalho, ter bom humor é muito mais importante do que ter razão.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: