2019-02-20

Posso pedir reembolso de despesas após ter sido rejeitado num processo seletivo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/02/2019, com um ouvinte que participou de um processo seletivo, não foi escolhido para a vaga e não recebeu nenhuma explicação sobre isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Posso pedir reembolso de despesas após ter sido rejeitado num processo seletivo?

processo seleção emprego entrevista ruim

Escreve um ouvinte: "Participei de um processo seletivo que me consumiu tempo e recursos, porque moro há 10 Km do local da empresa e o processo requereu quatro deslocamentos de minha parte. No fim, não fui selecionado, embora tenha ficado entre os finalistas e com alta expectativa de ser o escolhido.

Como não fui informado sobre os motivos da minha rejeição, escrevi para a gerente que conduziu a seleção. E ela me respondeu o seguinte: 'Agradecemos a sua participação e informamos que o processo foi encerrado.' O que posso fazer agora? Há como exigir uma explicação mais específica? Ou mesmo pedir ressarcimento dos gastos que tive?"


Legalmente, não, para as duas coisas. Embora eu concorde com você que empresas deveriam ser mais sensíveis do que a maioria é, em relação a candidatos que não são contratados, nada as obriga a ter que oferecer explicações detalhadas.

Se um candidato acredita que foi rejeitado por algum tipo de discriminação, ele pode mover um processo civil, desde que apresente evidências.

E no caso de reembolso de despesas, isso também não é previsto em nenhum dispositivo, porque o candidato é que escolhe se deseja, ou não, participar de um processo, já sabendo do local onde ele será realizado.

É triste responder a uma questão como a sua, porque a sua queixa é válida e compreensível. Mas uma coisa é o que poderia ser feito. E outra coisa é o que a legislação determina que seja feito, ou não impede que não seja.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: