2019-02-25

Como se adaptar a novas exigências do mercado de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2019, com um ouvinte que está com sua carreira em declínio, assim como a empresa em que trabalha.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como se adaptar a novas exigências do mercado de trabalho

adaptação ao mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Tenho 43 anos, um emprego razoável e um salário adequado. Mas a minha empresa, há anos, vem perdendo mercado. E fico preocupado porque não tenho curso superior e não sei se poderia achar outro emprego igual a este."

Muito bem. Uma carreira e a vida de uma empresa são bem comparáveis. Empresas crescem enquanto se esforçam e investem, para superar concorrentes, fazendo mais do que eles, adequando-se às novidades e adaptando-se às mudanças do mercado.

Uma empresa progride enquanto não desiste de ser melhor do que as outras, mas começa a declinar quando desiste de ser melhor do que ela mesma. Deste ponto até o fim, há um período de estagnação, até que a realidade finalmente mostre que não foram tomadas medidas que poderiam e deveriam ter sido.

Uma carreira segue o mesmo passo: começo difícil, dificuldades para se sobressair entre os iguais, esforço e custo para adquirir novos conhecimentos. Quando tudo isso é superado, vem aquele período de ilusória estabilidade. A sua preocupação parece mostrar que não só a sua empresa está em declínio, mas que a sua carreira também entrou em um estágio de desaceleração.

Eu sugiro que você volte a estudar correndo, para se adaptar a exigências que não existiam há 20 anos, e que agora se tornaram norma de contratação. O ponto positivo é que você percebeu essa necessidade ainda com tempo mais do que suficiente, para se recompor e voltar a ser melhor do que você mesmo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: