2019-02-28

Como se sair bem na dinâmica de grupo de um processo seletivo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/02/2019, com nove dicas para se sair bem em dinâmicas de grupo em processos seletivos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como se sair bem na dinâmica de grupo de um processo seletivo?

dinâmica de grupo seleção emprego

Escreve uma ouvinte: "Eu já participei de vários processos seletivos em que havia dinâmica de grupo. Nunca fui aprovada e nunca recebi nenhum retorno sobre os motivos. Agora, depois de várias frustrações, eu já entro na dinâmica pensando que não vai dar certo. Que dicas você pode me dar?"

Dou-lhe nove.

Primeira: fale pouco. No máximo, dois minutos em cada intervenção. Quem tenta monopolizar a dinâmica passa uma imagem de antipatia.

Segunda: não interrompa quem estiver falando. Faça um sinal para a monitora da dinâmica, indicando que você deseja se manifestar a respeito de algo que está sendo dito.

Terceira: elogie quem falou antes que você. Isso cria empatia.

Quarta: se você for discordar de algo que foi dito, não parta para o confronto. Diga que você tem uma opinião diferente que gostaria de expor ao grupo.

Quinta: jamais demonstre insatisfação com expressões faciais ou gestos. Você não está ali para avaliar aos outros, mas para ser avaliada.

Sexta: não fique muito tempo calada. Em dinâmica, silêncio não é sinal de sabedoria, e sim de fuga do debate.

Sétima: não use gírias e nem expressões inócuas, do tipo "Veja bem" ou "Com certeza". Uma dinâmica é um colóquio profissional, e não um papo entre amigos.

Oitava: leia tudo o que puder sobre a empresa e use esses números ou fatos positivos quando for falar.

E nona: evite gestos de nervosismo e sorria. Isso a deixará confortável e a ajudará a se sair bem em todo o resto.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: