2019-02-12

É preciso assumir outras funções para ganhar um cargo novo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/02/2019, sobre como agir e não agir ao se pretender uma promoção.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

É preciso assumir outras funções para ganhar um cargo novo?

promoção no emprego

Uma ouvinte escreve: "É comum ouvirmos dizer que quando um funcionário almeja uma promoção, ele deve começar a agir como se já estivesse naquele cargo, assumindo responsabilidades que vão além de suas atribuições. Pergunto se isso é mesmo verdade?"

Relativamente é verdade, mas é preciso tomar muito cuidado para não ultrapassar a linha que separa aspiração de invasão.

Um funcionário ambicioso não pode, por exemplo, começar a dar ordens para os colegas ou exigir que eles sejam mais produtivos. Também não pode abordar o superior direto, como se já estivesse ocupando um cargo para o qual não foi designado, e nem mesmo possa estar sendo cogitado, por exemplo, para propôr mudanças funcionais que são de responsabilidade do superior.

Ir além das próprias responsabilidades significa o seguinte: entregar mais do que é solicitado em termos de prazos e resultados; oferecer espontaneamente colaboração aos colegas e colocar-se à disposição do superior para absorver novas tarefas; preparar-se com cursos que serão necessários no desempenho da função pretendida; e algo que muita gente esquece: defender a empresa nas conversas com os colegas.

E finalmente, é preciso manifestar ao superior direto o desejo de merecer uma futura promoção, e perguntar o que precisa demonstrar para merecê-la. Muito dificilmente uma promoção virá para quem não tem o chefe como aliado e os colegas como suporte.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: