2016-11-15

'Existe limite de idade para fazer intercâmbio?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/11/2016, com uma ouvinte de mais idade, empregada, que deseja fazer um intercâmbio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Existe limite de idade para fazer intercâmbio?'

intercâmbio

Uma ouvinte escreve: "Tenho 34 anos, estou empregada e tenho vontade de fazer um intercâmbio. Quando digo que pretendo deixar o meu emprego para passar uma temporada no exterior, percebo que sou vista como uma aventureira. Pergunto se existe limite de idade para se fazer um intercâmbio?"

Não, não existe. É verdade que a grande maioria dos que fazem intercâmbio são jovens até 25 anos, e muitos deles ainda nem começaram a trabalhar. Mas a idade não é um impeditivo para quem já amadureceu um pouco mais na vida e na carreira.

Porém, a mesma recomendação válida para um jovem de 20 anos, vale também para você. Um intercâmbio traz inúmeras vantagens, tanto no aprendizado de um idioma, quanto no aumento da confiança e da auto-estima. Mas não é garantia de que na volta um bom emprego estará assegurado, embora essa seja a razão mais citada por quem se dispõe a passar um ano em outro país.

O mais prudente, no seu caso, seria você tentar negociar com sua empresa atual uma licença não-remunerada, para poder voltar a trabalhar assim que regressasse.

Se isso não for possível, e se mesmo assim você decidir ir, tenha em mente que os benefícios em médio prazo serão muitos, mas um emprego imediato não será. Logo, é recomendável que você disponha de recursos financeiros para não ter que aceitar, ao retornar, uma vaga inferior a essa que tem atualmente.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin