Veja como as coisas são, como algumas idéias acabam se entrelaçando nas nossas cabeças...
Depois de ler o post "Bundas, Peitos, Photoshop e o Feminismo" (leia lá, é muito bom) da K. do Incompletudes, sobre a relação entre a mulher, sua nudez, beleza e sociedade, motivada pela foto retocada da Simone de Beauvoir, numa revista francesa, cai no meu Google Reader a seguinte matéria: Japoneses valorizam androginia por serem todos parecidos, diz pesquisadora, via the2moons da Sabrina.
A matéria, eu reproduzo abaixo:
"Dizem que no Japão todo mundo é igual, e o pior é que é verdade", diz a pesquisadora Christiane Akune Sato, autora de "Japop -O Poder da Cultura Pop Japonesa". Para ela, é por isso que os japoneses valorizam a androginia enquanto o ocidente --ainda influenciado pelos conceitos gregos de estética-- reage com estranheza.
Sato ministrou a palestra "A Estética Andrógina na Moda Japonesa" na noite de ontem (14), no Senac da Lapa (zona oeste de São Paulo). O evento foi motivado pela comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, completado neste ano.
De acordo com Sato, no ocidente, "homem bonito é uma coisa, mulher bonita é outra, e os dois são opostos". "Enquanto o homem ideal é desenhado com esquadros, a mulher ideal é feita com compasso e linhas francesas."
Ela compara os biótipos ocidentes com os orientais. "No Japão, você olha e é um mar de gente parecida. Quase todos tem a mesma altura, cor de cabelo, tom de pele. Homens e mulheres, lá, têm diferenças sutis. E as pessoas costumam elogiar dizendo que aquele homem 'é tão bonito quanto uma mulher'."
(Quem é quem?)
Como exemplo dessa valorização, Sato cita as próprias lendas do Japão. Ela conta que há uma história de um imperador que perde uma batalha contra um povo vizinho e pede que o filho caçula se fantasie de dançarina, seduza o rei inimigo e o mate. "Os japoneses contam, sem o menor problema, a história de um herói travestido, e ele ainda é da família imperial."
Na década de 70, o visual andrógino chegou ao ocidente. Um dos primeiros a adotá-lo foi o cantor David Bowie em sua turnê como Ziggy Stardust. "Pouca gente sabe, mas as roupas foram criadas por um estilista japonês, Kansai Yamamoto."
/**********************************************************
(Japonês é tudo igual... Ache o Wally aí na foto.)
A ponte entre os dois assuntos: padrões de beleza. E como eles na verdade, são mais culturais do imaginamos. Veja por exemplo, este post do Adriano: Sobre o Japão e os japoneses: Cirurgia de ocidentalização dos olhos. Ele fala sobre o padrão de beleza da mulher japonesa, que é muuuuito diferente do nosso. Lá, o que vale é ser kawaii, o que pode ser traduzido como bonitinha, no sentido de meigo, fofo. Peitão, bundão? Bundão não interessa, agora os peitos são bem vindos, mas como bônus. Não deixe de ler o post, que apenas pelo título, pode passar uma impressão errada do que ele quis dizer.
Eu poderia me aprofundar mais em padrões de beleza femininos, mas a K. no seu post já fez isto bem.
Também não vou comentar muito sobre padrões de beleza masculinos, porque eu particularmente acho todo homem feio, por definição.
6 comentários:
Ahhh os padrões...
Eu até tendo, mas vivo tão longe deles que empurro com a barriga literalmente essa porra toda, pois nunca vou ser tão gostosa qto as meninas da Palyboy....
Beijundas
é memo.. tem muito japones, que se vc colocar um cabelo comprido nele, parece menina >_<
Hahaha, Cristal, essa de empurrar com a barriga foi ótima, se não fosse trágico =P
Também acho todos feios por definição, mas o meu namorado é tão lindo xD.
ahahhaah
Interessante essa diferença de padrões entre Oriente e Ocidente. Acho as japonesas tão lindas.. mas talvez por não ser muito comum no meu dia-a-dia.
A propósito, meu namorado é descendente de japonês :).
pow, beeanka, a sua lógica tá furada.
vejamos:
1 - todos os homens são feios por definição.
2 - o seu namorado é lindo, e portanto, não pode ser feio.
3 - então o seu namorado não pode ser homem.
Hehehehe =P
Falar da beleza da mulher japonesa é impossível, pois as japonesas não são mulheres, são deusas lindas e delicadas.
Postar um comentário