2011-07-07

'Sou estagiária, mas só faço trabalhos elementares' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/07/2011, com uma estagiária que só recebe tarefas banais.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou estagiária, mas só faço trabalhos elementares'

estagiária
Uma ouvinte escreve: "Consegui uma vaga de estagiária numa grande empresa que possui o nome forte no mercado. Não tenho nada a reclamar do tratamento que recebi até agora, muito pelo contrário, o pessoal tem sido simpático e agradável. O que me preocupa é que não tenho muita coisa para fazer. E as poucas que tenho são de nível bem elementar. Quando o estágio terminar, vou sair sem ter aprendido praticamente nada de útil. Existe algo que eu possa fazer?"

Bom, eu imagino que você tenha se colocado a disposição para ajudar a quem estiver precisando. Imagino também que tenha feito perguntas para entender o trabalho dos seus colegas. E por último, imagino que você, em algum momento, tenha solicitado tarefas mais complexas ao chefe do seu setor. Se você fez tudo isso, você está numa empresa rica, que possui um programa de estágio, mas não sabe bem como extrair proveito dele.

Isso não é tão anormal quanto possa parecer. Empresas de grande porte têm um orçamento anual e nele constam os estagiários. Em algumas delas, como a despesa já está prevista, o estagiário acaba sendo contratado para dar conta daquele tipo de tarefa que os funcionários efeitivos não apreciam fazer. Por exemplo, preparar planilhas de dados, organizar arquivos ou procurar algum documento perdido. Como essas tarefas não costumam ser contínuas, nem longas, sobra muito tempo ocioso. Para a empresa não faz muita diferença. Para o estagiário, certamente faz, porque ele está deixando de aprender.

tente deixar uma imagem de simpatia e colaboração. Ela poderá lhe render uma efetivação ou um futuro convite. E na pior das hipóteses, você sairá com uma empresa de nome forte em seu currículo. E só isso já irá ajudá-la a conseguir boas oportunidades futuras.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: