Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/07/2011, como o fator resultados tem a maior relevância na hora de promover um funcionário, mas não é o único.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Quais fatores são levados em conta na hora de promover um funcionário?'
"Trabalho em um setor que tem treze funcionários", escreve um ouvinte. "De todos, eu sou o que tem apresentado melhores resultados, numericamente comprovados, nos últimos doze meses. Meu superior imediato está em vias de ser promovido, e o cargo dele será provavelmente ocupado por um de seus subordinados, porque essa tem sido a política da empresa.
Eu me julgo capacitado para a posição, porém tenho um concorrente e não sei como enfrentá-lo. Os resultados desse colega são inferiores aos meus, mas ele compensa isso com uma habilidade para falar que eu não tenho. Sou quieto e reservado, não gosto de conversa fiada e nem me passaria pela cabeça elogiar meu chefe ou ficar falando bem da empresa pelos corredores. Acontece que o meu colega faz tudo isso, na maior cara-de-pau. E esse comportamento está fazendo com que ele consiga mais destaque do que eu, perante as chefias. Eu pergunto: o que é mais importante para uma empresa na hora de decidir uma promoção?"
Bom, sem dúvida, os resultados. Porém, há outros fatores que são levados em conta, cada qual com seu peso específico. O marketing pessoal e a liderança percebida são dois deles. No final, há um resultado ponderado. Se você ganha do seu colega no quesito de maior valor, que são os resultados, mas perde em todos os outros, você pode terminar com uma média final menor do que a dele.
O resultado é que nem sempre os técnicos mais eficientes são promovidos. Mas a maioria dos que não são prefere criticar o sistema ao invés de tentar entendê-lo e se adaptar a ele.
Eu lhe sugiro começar com um curso de expressão verbal, que faria você se soltar mais e ser menos reservado. Acredito que isso será bom não apenas para a sua carreira, mas também para a sua vida pessoal.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário