2011-07-05

Pedir muitas opiniões pode passar a impressão errada - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/07/2011, sobre uma chefe que ouve até demais os seus subordinados.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Pedir muitas opiniões pode passar a impressão errada

bla bla bla conversinhas
"Fui promovida a chefe faz cinco meses", escreve uma ouvinte. "Esta é a primeira vez em minha carreira que tenho subordinados. Assim que assumi o cargo, coloquei em prática um conceito que sempre acreditei: o de que um chefe precisa saber ouvir. Por isso, antes de tomar uma decisão, converso com meus subordinados, ouço e pondero as opiniões de todos eles.

Mas parece que a minha maneira de chefiar não vem tendo o resultado que eu esperava. Alguns de meus subordinados imaginam que eu sou insegura e preciso do suporte da maioria antes de decidir. E o meu superior imediato foi ainda mais enfático: ele me disse que um chefe, quando está em dúvida, faz a consulta para cima e não para baixo. E ainda reclamou que algumas de minhas decisões poderiam ser mais rápidas, porque, segundo ele, eu perco tempo perguntando o que já sei. Será que estou errada adotando essa postura mais aberta?"


Bem, você está certa quando diz que chefe precisa saber ouvir. E o seu chefe está certo quando ele pede mais agilidade nas decisões. O que provavelmente está acontecendo é que você está ouvindo mais do que deveria. Se você dispõe de informações suficientes para decidir e está segura quanto a decisão, sair pedindo opiniões realmente pode passar a impressão errada.

Outra coisa importante: o fato de você decidir com base em um consenso geral não a isenta, como chefe, de ser a única responsável caso a decisão seja equivocada. Porque você é quem está sendo paga para decidir, e não eles.

Finalmente, uma dica: quando você pede opiniões, é natural que todo mundo opine e que apareçam sugestões contraditórias e até disparatadas. Ouvir seus subordinados ajudará você a descobrir quais deles realmente merecem a sua atenção. Porque opinar é fácil para quem não terá que arcar com o peso da decisão.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: