2011-07-25

'Posso mostrar minhas avaliações de desempenho em entrevistas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/07/2011, sobre mostrar avaliações de desempenho em entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Posso mostrar minhas avaliações de desempenho em entrevistas?'

avaliação desempenho entrevistas de emprego
Escreve um ouvinte: "Em minha empresa somos avaliados anualmente por nosso superior direto, que faz uma descrição bem detalhada de nossos pontos fortes e fracos. Nos últimos dois anos minhas avaliações foram muito boas e acredito que não exista uma maneira melhor do que esta, de eu demonstrar a um entrevistador o que sou capaz de fazer. Como estou pensando em mudar de emprego, pergunto se seria ético ou prudente eu mostrar essas avaliações em entrevistas."

Vamos lá. Várias vezes, durante a minha carreira, eu entrevistei profissionais que me mostraram não apenas as avaliações de desempenho. Eles traziam pastas, nas quais colecionavam documentos com realizações e elogios. Muitos desses documentos traziam o logotipo da empresa em que eles trabalhavam, e escancaravam números e cifras.

Sem dúvida, tudo isso me impressionava. Mas por outro lado, eu ficava pensando: "Se eu contratar essa pessoa e um dia ela mostrar números da nossa empresa para outras empresas, eu não iria gostar nem um pouco."

Porém, alguns desses profissionais eram realmente muito bons e eu tinha interesse em contratá-los. Então, o que eu fazia? Apenas uma pergunta. Eu perguntava se o candidato poderia me fornecer uma cópia daquela pasta. Se ele respondesse que sim, eu não o contratava. Se ele respondesse que preferia não ceder cópias, aí eu o contratava. Creio que a diferença está nesta sutileza, que revela o caráter do entrevistado.

Mas eu diria a nosso ouvinte que na maioria dos casos, pastas organizadas são bem aceitas por entrevistadores. Elas mostram, de imediato e sem discussão, fatos que provocariam desconfiança se o candidato apenas se auto-elogiasse sem apresentar provas convincentes.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: