2017-04-11

'Vale a pena custear uma viagem para fazer uma entrevista?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/04/2017, com um ouvinte que está desempregado e foi convidado a fazer uma entrevista de emprego em uma empresa em outro estado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Vale a pena custear uma viagem para fazer uma entrevista?'

viagem de negócios

Um ouvinte escreve: "Estou participando de um processo seletivo em uma empresa. Por tudo o que sei dela, é uma excelente empresa para se trabalhar e estou muito interessado. Aí começa o problema: a empresa fica em outro estado. Fiz duas entrevistas por telefone e agora fui convidado para uma entrevista pessoal, mas com as despesas de deslocamento e alojamento por minha conta. Se eu não estivesse na situação em que estou, desempregado faz quatro meses, eu nem cogitaria ir, mas essa é a única oportunidade que tenho em vista no momento. O que você me aconselharia a fazer?"

Vamos pensar primeiro na empresa. Talvez haja vários candidatos concorrendo à vaga. E a decisão da empresa foi a de não bancar as despesas de nenhum deles. Pode até ser que outro dos candidatos esteja na mesma situação de distância que você. E pagar para ver mostraria não somente a confiança do candidato em si mesmo, como também na empresa.

E agora o seu lado. Se você tem recursos financeiros para bancar a viagem, eu sugiro que você vá, até pela falta de outra opção imediata de emprego. A alternativa seria você dizer à empresa que não está em condições de custear a viagem e esperar para ver a reação. Pode ser que ela decida pagar a conta ou pode ser que ela lhe agradeça e o elimine do processo.

Então tudo se resume a uma questão de investir, ou não, no valor que irá retornar com juros se você conseguir a vaga. Ou resultará em prejuízo se não conseguir. Ou você nunca saberá se desistir. Apesar do risco, a opção de ir é a mais razoável.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin