2017-04-25

Uma experiência curta e ruim de trabalho deve constar no currículo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/04/2017, com um ouvinte que foi demitido ainda durante o período de experiência e quer saber se deve colocar isso no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Uma experiência curta e ruim de trabalho deve constar no currículo?

explicando na entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Fui demitido durante o período de experiência. É uma empresa familiar e eu havia sido admitido como supervisor de turma, mas o proprietário não se afinou comigo e ordenou a minha dispensa. Pergunto se devo incluir essa passagem ruim e curta em meu currículo ou se posso excluí-la?"

Sim, você pode. Mas se foi feito o devido registro em sua carteira profissional, isso será descoberto quando você conseguir um novo emprego e entregar a carteira para a anotação.

Então, em algum momento, você precisará mencionar essa experiência curta e ruim. Se não for no currículo, terá que ser na entrevista, antes que você seja contratado.

E essa seria a minha sugestão. É mais fácil explicar pessoalmente a um entrevistador uma situação complicada, do que mencionar o fato no currículo e deixar quem for analisá-lo, deduzir o que possa ter acontecido para você ter sido demitido tão rapidamente.

Nem é preciso dizer, mas vou, que você precisará ter uma história convincente para contar na entrevista. A linha menos danosa seria você dizer que aceitou um emprego que não deveria ter aceito e explicar quais eram as diferenças entre aquela empresa e esta que estará entrevistando você, para mostrar que você não se adaptou lá, mas irá se adaptar cá. Nessa explicação tente ser neutro, sem acusar ninguém. E apenas relatando que lição positiva você extraiu desse episódio negativo.

E uma última coisa: na entrevista, fale isso lá pela metade. Deixar para falar bem no final só irá fazer com que você fique ansioso e nervoso durante todo o tempo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: