2017-04-06

'Em quase cinco anos, passei por quatro empresas e continuo desanimada' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/04/2017, com uma ouvinte que está desanimada com a carreira e o mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Em quase cinco anos, passei por quatro empresas e continuo desanimada'

mulher desanimada mercado de trabalho carreira

Escreve uma ouvinte: "Tenho 27 anos e uma carreira que não me trouxe alegrias até agora. Em quatro anos e pouco, estou começando em meu quinto emprego. E mais uma vez, não me sinto muito animada. Às vezes tenho a impressão de que não fui feita para o mercado de trabalho."

Bom, a sua impressão é corretíssima, não apenas em seu caso, como no de qualquer pessoa. Nenhum de nós foi feito para o mercado. Nós trabalhamos porque precisamos, e não porque achamos uma maravilha acordar cedo e passar a maior parte do nosso dia em uma empresa.

Porém, ao vermos que essa rotina nos proporciona rendimentos para podermos fazer coisas das quais realmente gostamos, nós nos rendemos ao fato de que, quanto maior for o nosso progresso profissional, mais recursos teremos para nossas obras e prazeres, até chegarmos a um ponto em que nos declaramos felizes com nossa carreira, quase esquecendo de que ela sempre será um meio, e não um fim.

O que posso lhe dizer é que existem alguns pontos coincidentes nas carreiras das pessoas que se sentem recompensadas pelo esforço dispendido. Elas:

- não desistem;
- não mudam lateralmente de emprego sem ter uma perspectiva alentadora na empresa seguinte;
- não reclamam de tudo o que veem, sem dar o devido crédito ao que é bom;
- procuram entender a cultura interna da empresa e se adaptar a ela;
- e mostram paciência para esperar por uma oportunidade.

Eu espero que você encontre uma empresa que lhe traga alegrias. Mas posso lhe assegurar que isso só acontecerá se, antes, você der alegrias a ela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: