2017-04-28

Os melhores chefes podem ser os mais secos e diretos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/04/2017, com uma apreensiva ouvinte que tem um chefe que responde apenas "sim" e "não".

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Os melhores chefes podem ser os mais secos e diretos

chefe e subordinado

Escreve uma ouvinte: "Meu superior é ríspido. Responde 'sim' e 'não', e muito mais 'não' do que 'sim', sem explicar porque não concorda com algo que eu tenha dito ou proposto. Como eu aprecio saber por que alguém está discordando de mim, fico apreensiva. Esse seria só o jeito dele ou seria um tipo de reação com a qual eu deveria me preocupar?"

No fundo, no fundo, eu acho que você é feliz por ter um chefe assim. Eu tive muitos chefes que explicavam o que não precisavam ou que se enrolavam para explicar o que era preciso. Os melhores chefes com os quais trabalhei eram secos, diretos, sem rodeios.

Assim como você, houve momentos em que eu também fiquei apreensivo, principalmente no começo da carreira. Mas um dia eu pensei: ele é o chefe, ele é que será cobrado pela decisão que tomar, eu sou apenas o executante. Se ele acha que um "não" já é suficiente, eu não preciso saber mais do que isso, porque "não" é um advérbio que dispensa o uso de complementos.

Ruim mesmo é chefe que diz "não" sem escutar o que foi falado e depois coloca a culpa no subordinado por não ter explicado direito.

Quanto ao seu chefe ser ríspido, lembre-se que rispidez é sinônimo de indelicadeza, grosseria e falta de educação. Já objetividade é diferente, é dizer somente o que é necessário, sem enfeitar. Se o seu chefe trata todos os subordinados com a mesma economia de palavras, então não há motivos para você se preocupar.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin