2017-05-01

'Desejo me tornar sindicalista. Por onde devo começar?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/05/2017, sobre como se tornar um sindicalista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Desejo me tornar sindicalista. Por onde devo começar?'

sindicalistas reunidos

Uma ouvinte escreve: "Meu desejo é me tornar sindicalista. Pergunto se esse é um objetivo plausível e por onde eu devo começar?"

Sim, é plausível, sem dúvida. A melhor maneira de começar é sendo admitida por uma empresa que tenha um sindicato atuante. E aí, inscrever-se nele e participar das reuniões. Nelas, manifeste as suas opiniões, apresente ideias e torne-se conhecida.

Uma sugestão que lhe dou é a de fazer um curso de oratória, já que saber dominar a técnica de se expressar será importante, embora não tão relevante como construir alianças com os dirigentes, mostrar fidelidade e abraçar as causas defendidas.

Periodicamente, há eleições de representantes sindicais. E esse é o primeiro passo para você deslanchar. Você terá estabilidade no seu emprego desde o momento em que registrar a sua candidatura até, caso seja eleita, um ano depois de encerrado o seu mandato. Como reeleições são possíveis e não têm limite, você pode ter uma longa estabilidade.

Um conselho que posso lhe oferecer é o de enquanto você não for eleita, não agir dentro da empresa como se já fosse sindicalista, porque isso pode encurtar a sua carreira como empregada. Portanto, limite as suas investidas inicialmente ao âmbito do próprio sindicato.

Mas, de resto, a sua escolha é perfeitamente viável. E já lançou grandes carreiras no país. Em sua trajetória, tenha sempre em mente que, como empregada de uma empresa, você pode chegar até a presidente dela. E como sindicalista, pode chegar até a presidente da república.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: