2017-05-09

'Vendi minha empresa e tenho de procurar um emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2017, com uma ouvinte que era empresária e agora está de volta ao mercado de trabalho buscando um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Vendi minha empresa e tenho de procurar um emprego'

empresária vs empregada

Uma ouvinte escreve: "Durante nove anos fui proprietária de um negócio próprio, no qual eu fazia de tudo. Acabo de vender essa empresa e vou começar a procurar um emprego. E sei que o meu período como empresária me colocará em posição menos privilegiada em relação a outros candidatos. Além disso, ainda nem decidi para qual área devo me candidatar, já que entendo de finanças, administração e vendas. O que você me diz?"

Digo-lhe três coisas.

A primeira é que você não estará em posição menos privilegiada: a sua experiência contará muito em entrevistas.

A segunda coisa é que mesmo tendo feito tudo sozinha em sua empresa, certamente havia uma área que lhe agradava mais. Se você não conseguir se decidir, opte pela área administrativa, que oferece um leque maior de oportunidades.

E a terceira coisa, e a mais importante, é que você precisará mostrar aos entrevistadores que quer entrar em uma empresa para colaborar e não para querer mandar, como se acostumou a fazer.

Essa talvez seja a parte mais difícil, porque as perguntas certamente abordarão esse tema da empresária que decidiu se tornar empregada.

Por isso, enfatize que você entende muito bem a diferença entre decidir tudo sozinha e se encaixar em um sistema em que há rotinas, métodos e, principalmente, subordinação a um chefe.

E finalmente, lembre-se disso depois que você conseguir o emprego, porque você poderá perdê-lo rapidamente se não fizer o que afirmou na entrevista.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin