2017-05-02

Como se comportar numa entrevista para o cargo de gerente? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/05/2017, sobre como se comportar numa entrevista de emprego para um cargo gerencial.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como se comportar numa entrevista para o cargo de gerente?

entrevista de emprego gerencial

Um ouvinte escreve: "Já li muitas dicas sobre comportamento em entrevistas, mas a totalidade delas tem como foco vagas iniciais. São aquelas perguntas do tipo 'Qual é o seu maior defeito?' ou 'Por que você quer trabalhar conosco?'. Eu estou participando de um processo para um cargo gerencial e gostaria de saber que tipo de perguntas vou ouvir e como respondê-las."

Bom, talvez você fique surpreso, mas as perguntas são as mesmas, apenas a forma pode variar um pouco. Por exemplo, em vez de "Por que você quer trabalhar conosco?", o entrevistador lhe perguntará: "O que o atrai na nossa empresa?". E em vez de "Qual é o seu maior defeito?", será "Que tipo de situação deixa você desconfortável?".

O que o entrevistador espera com perguntas mais elaboradas é que o candidato também elabore nas respostas. Citar casos práticos ajuda bastante, porque nas entrevistas para vagas iniciais, a maioria dos candidatos ainda não tem muitas experiências pessoais para relatar.

Alguns temas que certamente serão abordados na entrevista gerencial são: estilo de liderança, inovação, desenvolvimento de equipe e resistência à pressão.

O importante é que você não estique demais as suas respostas, permitindo que a entrevista seja mais um bate-papo entre dois profissionais do que monólogos do candidato eventualmente interrompidos pelo entrevistador.

Mas vá tranquilo, porque não haverá nenhuma pergunta que você já não tenha ouvido. A diferença será mais semântica do que de conteúdo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: