2017-05-18

'Como um jornalista consegue emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/05/2017, sobre a profissão de jornalismo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como um jornalista consegue emprego?'

profissão jornalista

Um ouvinte escreve: "Sou formado em jornalismo e pergunto: como jornalista consegue emprego?"

De três maneiras. Na mídia tradicional, somente através de indicações diretas, e isso quando há uma vaga, o que está cada vez mais raro.

A segunda opção é a mídia digital, que vai gradativamente substituindo o formato analógico de jornais e revistas. Muitos jornalistas já migraram para ela como blogueiros, colaboradores de sites ou donos de um site de informações. E nesse caso, a remuneração viria da propaganda, cujo valor depende do número de visitantes que o site conseguir atrair.

A terceira opção é a da representação de profissionais. O jornalista consegue um grupo de clientes, normalmente gestores de empresas, consultores ou professores, e se encarrega de divulgá-los enviando notícias aos órgãos de mídia sempre que surge um assunto pertinente a um dos clientes e oferecendo-o como fonte de informação e de opinião. Mesmo estando em cidades pequenas, é possível fazer isso, porque as entrevistas são por meio digital.

A vantagem dos profissionais que pagam por esse serviço é a visibilidade que eles conseguem. Já o jornalista cobra uma taxa mensal acessível, mas o campo é bem vasto: qualquer professor ou gerente de empresa pode ser um cliente e uma carteira de cinquenta profissionais já permitiria uma remuneração decente.

Resumindo: profissões não acabam, elas apenas se transformam e se adaptam. Até o século passado, o jornalista foi um empregado. Neste século, é um empreendedor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: