2017-05-27

'Barganhar uma oferta de emprego é certo ou errado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/05/2017, com um ouvinte que tentou barganhar por uma oferta de emprego melhor e acabou perdendo a oportunidade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Barganhar uma oferta de emprego é certo ou errado?'

negociando salário

Um ouvinte escreve: "Estou empregado e satisfeito, mas como a empresa é de pequeno porte e não há como ela me oferecer mais do que já tenho, resolvi participar de um processo seletivo em outra empresa maior. Fui bem, agradei e fui aprovado.

Como é norma dela, essa empresa me enviou uma proposta por escrito e só ao recebê-la, descobri que o salário seria igual ao que ganho. Como eu havia mencionado o meu salário atual na entrevista, imaginei que a proposta seria um pouquinho melhor. Essa foi a minha primeira surpresa.

A segunda foi que respondi por e-mail que não aceitava a proposta, imaginando que haveria algum tipo de negociação. Não houve. Quase imediatamente recebi uma resposta agradecendo minha participação no processo e comunicando-me que ele estava encerrado.

Eu até iria pelo mesmo salário, porque lá as oportunidades de carreira são melhores. Mas não esperava essa reação tão taxativa e tão definitiva. Será que fiz mal em tentar barganhar? Ainda há como eu retomar a conversa?"


Bom, barganhar é sempre um risco, mas normalmente rende alguma coisa. Então você fez o correto. Só acho que você deveria ter feito isso em uma conversa pessoal e perguntado se não haveria a possibilidade de uma melhora na oferta. Como você só escreveu "Não quero", a empresa aceitou a sua recusa.

Mas você pode tentar retomar o assunto, mandando um e-mail e perguntando se ainda existe a possibilidade de conversar. Se a resposta for "Não", você não irá perder mais do que já perdeu.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: