2009-10-15

'Fui promovido sem merecer, dispensado após um tempo e não consigo novo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2009, com uma interessante consulta sobre oportunidades e momentos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui promovido sem merecer, dispensado após um tempo e não consigo novo emprego'

relógio salvador dali
A consulta de hoje é interessante. Diz um ouvinte: "Muita gente escreve para dizer que merece ser promovido e não é. Comigo, aconteceu o contrário. Eu não merecia ser promovido e fui. A minha promoção veio cedo demais, numa daquelas situações em que o chefe pede a conta de repente, a vaga fica disponível, e a empresa escolhe para preenchê-la, alguém que conhece bem o serviço, como era o meu caso.

Acredito que a empresa me escolheu sem um critério claro e sem pensar muito nas conseqüências. E aconteceu o pior. Eu não estava preparado para ser chefe e depois de apenas 3 meses, fui dispensado. A empresa alegou que não poderia me retornar à minha antiga função porque eu havia recebido um aumento quando fui promovido. E por isso, legalmente, eu não poderia ganhar mais que meus colegas de igual função e nem poderia ter o aumento cancelado.

Tudo bem, eu aceitei o que aconteceu como uma lição, embora eu tenha sido o único prejudicado. Mas aí ocorreu algo que eu não esperava. Eu já participei de vários processos seletivos para o tipo de vaga que eu ocupava, já que está claro que ainda não estou pronto para ser chefe.

Mas os selecionadores sempre me fazem a mesma pergunta: se você era chefe, por que está se candidatando a uma vaga de nível inferior? Não consegui achar uma boa resposta e por isso não estou conseguindo emprego. E agora?"


Bom, a pergunta que o selecionador está fazendo, na verdade é outra: se você não deu certo como chefe uma vez, quem pode assegurar que daria certo na segunda vez?

Como empresas preferem contratar candidatos com bom potencial de carreira, você deixa o selecionador em dúvida, e no fim acaba sendo eliminado do processo. Provavelmente, você está contando nas entrevistas, uma longa história que não precisa ser contada. E está se fazendo de vítima quando isso não é necessário.

Diga apenas que você quer recomeçar do ponto em que estava antes da promoção mal planejada. Diga que você tem a certeza de que poderá vir a ser um ótimo chefe no futuro, mas que no presente pretende mostrar a dedicação e os bons resultados que vinha mostrando na empresa anterior.

E deixe claro que você não se sente diminuído pela dispensa. Apenas você teve a chance certa na hora errada. E agora, está disposto a esperar pela hora certa, para ter outra chance.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: