2009-10-20

Como reduzir conflitos e desentendimentos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/10/2009, com as 5 regras para resolver um conflito, que servem não apenas para a vida profissional, mas são úteis em várias situações.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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Como reduzir conflitos e desentendimentos

executivos engravatados lutando
"Aqui na minha empresa", escreve um ouvinte, "a quantidade de conflitos e de desentendimentos é muito grande. Como podemos ser mais camaradas uns com os outros?"

Pode parecer picuinha, mas em linguagem corporativa, desentendimento é uma coisa e conflito é outra. A diferença é que conflitos são positivos, porque permitem que duas ou mais pessoas expressem pontos de vista antagônicos sobre um determinado assunto, com o objetivo de chegar a algum tipo de acordo.

o desentendimento é a falta de vontade para chegar a qualquer acordo. É a discordância sem fundamento, em que alguém tenta fazer a sua opinião prevalecer, mesmo sem ter dados para provar que ela é a mais correta. E principalmente, sem ter a vontade de procurar esses dados, ou de ouvir os argumentos alheios.

É isso: enquanto o conflito é profissional e civilizado, o desentendimento é uma discussão que não vai levar a lugar algum.

Aqui estão as cinco regrinhas básicas para solução de um conflito:

1ª. As partes precisam concordar que nenhum dos envolvidos individualmente conseguirá resolver o problema sozinho.

2ª. Antes que as discussões comecem, os envolvidos devem se municiar de todos os dados numéricos e fatos concretos.

3ª. Mesmo que cada participante possa ter a certeza de que sua opinião é, sem dúvida, a correta, um precisa ouvir com atenção o que os outros têm a apresentar, sem interrupções, críticas ou ironias. Se isso não acontecer, o conflito se transformará rapidamente em desentendimento.

4ª. Em muitos casos, a opinião de alguém neutro e isento será de grande valia. Convidar pessoas de dentro ou de fora da empresa para opinar, só vai ajudar.

5ª. Assim que uma solução for encontrada, todos os envolvidos devem aceitá-la e trabalhar para que ela seja colocada em prática. A pior atitude é dizer: "eu não concordo, mas se vocês acham que tem que ser assim, então tudo bem".

Nas boas empresas, os conflitos são o combustível da eficiência e das mudanças necessárias. Empresas sem conflitos, ou porque só um manda, ou porque todo mundo prefere fazer seu trabalho quietinho e sem incomodar ninguém, acabam se tornando lentas e obsoletas.

E existe uma última vantagem. Empresas que incentivam e sabem administrar conflitos profissionais, eliminam a maior parte do tempo que é desperdiçado com desentendimentos pessoais.

Max Gehringer, para CBN.

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