2009-10-23

O mercado de palestras - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/10/2009, sobre o mercado de palestras e a carreira de palestrante.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O mercado de palestras

palestra carreira palestrante
"Sou gerente de treinamento de uma grande empresa", escreve um ouvinte. "Há algum tempo venho pensando em seguir a carreira de palestrante, incentivado pelas pessoas que assistem as minhas apresentações. Há informações disponíveis sobre este mercado?"

Oficialmente, não. Porque palestrante não é uma profissão regulamentada e não existem associações de âmbito estadual ou nacional, que possam coletar e divulgar números exatos. Mas há estimativas que podem lhe dar uma idéia aproximada.

No Brasil existem cerca de 20 mil pessoas que fazem palestras. A grande maioria, mais de 90%, não tem a palestra como sua principal atividade. São professores ou executivos de empresas, que usam a palestra como complemento de renda. Ou consultores e profissionais liberais que usam as palestras para se aproximar dos clientes e vender o seu produto principal: consultoria ou a prestação de serviços.

Para palestrantes iniciantes, e que não tiveram alguma atividade anterior que lhes tenha dado visibilidade fora da própria empresa, como é o caso do nosso ouvinte, o preço de partida dificilmente será superior a 500 reais. Mas isso ocorre em qualquer profissão: ninguém começa uma carreira pelo topo.

Outro fator importante: o mercado de palestras funciona na base da divulgação boca-a-boca. Quando uma palestra agrada, o próprio contratante ou a platéia se encarrega de passar a notícia adiante, e gerar mais convites. Por isso, além de saber falar bem em público, é preciso ter um tema que desperte a atenção das empresas, e um material diferenciado, de preferência baseado em experiências pessoais.

Um erro muito comum é montar uma palestra a partir de frases retiradas de livros. Isso elimina um dos principais pontos de atração de uma palestra: a originalidade.

O começo da carreira de palestrante sempre causa uma certa frustração, porque a expectativa é grande e os convites são minguados. O nosso ouvinte, a partir dos contatos que possui com outras empresas, talvez faça entre 5 e 10 palestras por ano, nos dois primeiros anos. Mas a partir do momento em que a carreira começa a decolar, ela não para mais.

Em resumo, palestrar é uma opção muito interessante, até para quem nunca pensou nisso, porque a atividade já está relativamente amadurecida no Brasil. Cerca de 50 mil eventos são promovidos anualmente, por empresas ou instituições. Mais de 100 por dia. E pelo menos um terço deles, conta com a presença de um palestrante externo. Remunerado ou gratuito.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: