2009-10-27

Como o mercado vê um profissional que passou 20 anos na mesma empresa? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/10/2009, sobre como o mercado de trabalho vê um profissional que passou 20 anos na mesma empresa, em duas situações: enquanto ele continua empregado e se ele não está mais ligado à empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como o mercado vê um profissional que passou 20 anos na mesma empresa?

trabalhador velho
Ontem falamos sobre um ouvinte que mudou de empregos quase que com a mesma frequência com que mudou de cuecas. A consulta de hoje é o avesso. Um ouvinte pergunta como o mercado de trabalho vê um profissional que passou 20 anos na mesma empresa.

Com muitos bons olhos.

Mas existem duas situações a considerar. A primeira é a dos profissionais estáveis que não estão procurando emprego.

Quando uma empresa precisa preencher uma vaga, que requeira um profissional com muita experiência, uma carreira sólida e uma fidelidade a toda prova, sempre aparece alguém que diz "eu conheço um profissional exatamente assim, mas não sei se ele aceitaria mudar".

Os headhunters também mantém esses profissionais altamente estáveis na mira, porque sabem que eles só concordariam em mudar para uma nova empresa, se fosse para permanecer nela por muitos anos.

Porém, no mais das vezes, os profissionais estáveis recusam estes convites e preferem continuar onde estão. Os poucos que aceitam, só aceitam porque a proposta é irrecusável do ponto de vista financeiro.

A segunda situação, bem diferente da primeira, é quando um profissional que passou 20 anos numa só empresa, sai à procura de uma recolocação. Porque os motivos para isso nunca são bons: ou o profissional foi demitido, ou se cansou da empresa, ou não conseguiu se relacionar bem com o novo chefe...

Qualquer que seja a causa, ela altera a percepção do mercado de trabalho. Não estamos mais falando do empregado com raízes profundas e com um histórico de solidez e estabilidade.

Por isso, é mais provável que uma empresa prefira contratar um profissional que tenha passado por mais empregos na carreira, mas que não tenha qualquer história negativa no seu currículo.

Um profissional que foi demitido após 20 anos, precisará caprichar bastante nas palavras e nos exemplos práticos, para conseguir convencer o entrevistador de que não se tornou acomodado ou desatualizado.

Já no caso do profissional estável, ainda empregado, que decidiu que chegou a hora de mudar, ele aumentará as suas chances de uma boa mudança, se ficar sempre repetindo, principalmente para colegas de outras empresas, que não muda de jeito nenhum. É essa propaganda que irá atrair interessados.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

eu ja ganho o bienio aki... se eu continuar ate o outubro do ano que vem, vou banhar o ... tetraenio.. ou quadrienio.. XD

Sueli A disse...

Estou exatamente nesta situação, e pior: trabalho numa área diferente da minha formação e já pedi transferência para áreas correlatas 3 vezes. Nas três, minha chefia me barrou e não me deixou ir respirar outros ares.Funcionalismo público nunca mais ! Estou desesperada para sair de meu emprego.