Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/07/2009, sobre headhunters. Para saber mais sobre headhunters e agências de recolocação de empregados, eu sugiro este comentário sobre agências de recolocação.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Headhunter é um recrutador de executivos
"Gostaria", escreve um ouvinte, "que você explicasse o que é um headhunter e como podemos usar o serviço de um deles."
Bom, para começar, muita gente não aprecia o uso de termos ingleses quando se pode ter um similar nacional. No caso dos headhunters, eles próprios também não gostam. Nem aqui, nem nos Estados Unidos, onde um apelido meio maldoso acabou se tornando mais conhecido e mais usado, do que recrutadores de executivos, que é o verdadeiro nome da profissão.
Headhunter quer dizer "caçador de cabeças" e a expressão remete à selvageria das tribos que cortavam e encolhiam as cabeças de seus inimigos vencidos, para guardá-las como troféus. Por issos, você nunca verá um profissional exibir um cartão de visita com a expressão "headhunter". E você só poderá chamar um recrutador de alto nível, de headhunter, depois que tiver uma certa intimidade com ele.
E aí vem a segunda parte da sua pergunta. Não é fácil conseguir essa intimidade. Porque os headhunters prestam serviço para empresas, e não para profissionais a procura de um emprego ou uma recolocação. Naturalmente, um headhunter precisa conhecer ótimos profissionais, pelo simples fato de que gente é a matéria prima do trabalho dele.
Mas esse contato, invariavelmente, parte do próprio headhunter. Ele tem uma equipe que descobre profissionais que estão obtendo destaque no mercado de trabalho. Isso é feito através de notícias na imprensa, ou nos balanços das melhores empresas, ou através da indicação de um profissional que o headhunter já conhece.
A partir desses contatos, o headhunter cria uma espécie de banco de talentos. Quando uma empresa precisa preencher uma vaga, ela contrata o serviço de um headhunter, que consulta a sua lista de potenciais candidatos e entra em contato com eles.
Mandar um currículo para um headhunter também pode garantir um lugar nessa lista. Mas a possibilidade é bastante remota. Uma agência de grande porte recebe perto de 5 mil currículos novos por mês, e só 10 ou 20 vão para o banco de talentos.
Portanto, respondendo ao nosso ouvinte, para usar o serviço de um headhunter, é preciso se sobressair profissionalmente. É o headhunter que sai em busca de uma boa cabeça profissional, e não o contrário.
Max Gehringer, para CBN.
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