Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/07/2009, sobre como a maior parte das reclamações de um funcionário insatisfeito se devem à falta de adaptação deste para com o tipo de empresa em que trabalha.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Falta de adaptação
De cada 10 mensagens que eu recebo, pelo menos 4 vêm de ouvintes cujas histórias podem ser resumidas em uma expressão: falta de adaptação. Ou ao ritmo da empresa, ou à maneira como as decisões são tomadas, ou à falta de reconhecimento, ou ao tratamento que é dado aos funcionários.
Não raramente, essas mensagens revelam que os colegas de trabalho não têm a mesma percepção da situação. Parece que só um, aquele que reclama, está vendo a situação como ela realmente é, enquanto os demais ou são míopes, ou acomodados ou têm medo de se manifestar.
Vamos começar pelo óbvio fato de que empresas são diferentes, em sua organização e em seu funcionamento. Existem empresas que praticam a meritocracia selvagem. A sua característica é o berro. Os que conseguem resultados acima dos objetivos, são regiamente premiados. E os que não conseguem, são sumariamente expelidos.
Existem empresas que são conservadoras. A sua característica é o bocejo. Cada passo é cuidadosamente planejado e as decisões só são tomadas depois de infindáveis reuniões, como se decidir fosse um sacrifício ou um pecado.
Existem empresas de dono, em que o humor do proprietário conduz a mudanças bruscas de direção. A sua característica é o pânico. Ninguém sabe o que poderá acontecer amanhã.
Existem empresas em que tudo está previsto em normas escritas. Dos mínimos detalhes da rotina de trabalho, até às dimensões do cartão de visita. A sua característica é o silêncio.
E evidentemente, existe a percepção de cada empregado. Em qualquer um dos tipos de empresa mencionados, sempre haverá um funcionário que se sente trabalhando na melhor empresa do mundo. Enquanto seu colega ao lado, pensa exatamente o oposto.
Os chamados funcionários insatisfeitos são aqueles que não conseguem se adaptar ao sistema adotado pela empresa. Eles tendem a ver a empresa como ela poderia ou deveria ser, não como ela realmente é. O resultado é, invariavelmente, a desilusão, a falta de comprometimento e as queixas constantes.
Só existem duas opções para casos assim. Ou o funcionário se enquadra ou procura outra estrada. Nenhuma carreira profissional ganha velocidade quando trafega na contramão.
Max Gehringer, para CBN.
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