Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/07/2009, com uma reflexão sobre rotina e inovação dentro de empresas criativas.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Rotina e inovação
Uma consulta de um jovem ouvinte meio decepcionado: "Tenho 19 anos", ele escreve, "e comecei a trabalhar há 4 meses. Este é o meu primeiro emprego. A empresa tem fama de ser muito criativa, e foi isso o que mais me atraiu. Porém, o que eu vejo na prática, é que as tarefas são pura rotina.
Eu passo quase todo o meu tempo atolado na burocracia. Faço coisas que nem sei porquê e para quê, são feitas. Até agora, não encontrei ninguém que me falasse alguma coisa minimamente diferente ou inovadora. Gostaria de saber se todas as empresas são assim mesmo, porque estou meio decepcionado."
Jovem ouvinte, a circunferência da Terra é de pouco mais de 40 mil quilômetros na linha do Equador. Aqui no sul, onde você está e onde passa o Trópico de Capricórnio, a circunferência é um pouco menor, cerca de 37 mil quilômetros. No momento em que eu concluir este comentário, você estará a 75 km de distância do ponto em que estava quando eu comecei a falar.
Eu, você e todos os ouvintes da CBN, estamos sendo movidos a uma velocidade espantosa, de 1500 km/h. Você percebeu? Não? Ficou zonzo? Não? Porque, como tudo se move em perfeita sincronia, nós nem notamos que estamos fazendo uma viagem alucinante todos os dias.
Empresas criativas, de modo geral, funcionam da mesma maneira. Os trabalhos rotineiros podem dar a impressão que a empresa está parada no tempo e no espaço. Mas na verdade, ela continua se movendo.
A inovação a que você se refere, não acontece porque um funcionário de repente para, tira a roupa e grita 'Eureka'. A inovação vem das áreas de pesquisa e desenvolvimento, que levam meses fazendo testes demorados e sem muita imaginação, errando e acertando, até um dia criar um novo produto capaz de revolucionar o mercado.
O que dá a uma empresa a fama de criativa, é a soma dos esforços de muitos empregados que talvez nem saibam o quanto estão contribuindo para essa criatividade.
Logo, jovem ouvinte, não se preocupe. A sua empresa é criativa. Senão, ela não teria a fama que tem. E você também deve ser criativo, caso contrário não teria sido contratado. Portanto, relaxe e aproveite a viagem.
Max Gehringer, para CBN.
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