2009-07-01

10 dicas para melhorar sua vida financeira - ou Todo brasileiro pode melhorar de vida se mudar sua relação com o dinheiro - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, dos dias 30/06/2009 e 01/07/2009, mescladas num texto só, com 10 passos/dicas para se melhorar a vida financeira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Todo brasileiro pode melhorar de vida se mudar sua relação com o dinheiro

Todo brasileiro pode melhorar de vida se mudar um pouco a sua relação com o dinheiro. E geralmente isso não é tão difícil de se colocar em prática. Vamos oferecer hoje um roteiro, um plano de ação, pra você ganhar mais e viver melhor.

Primeiro: descubra se você realmente leva vantagens ao usar o seu cartão de crédito. Se ele é apenas um incentivo pra gastar mais, é melhor deixá-lo em casa e usá-lo apenas em grandes compras, compras bem planejadas. Nada então de se iludir com aquele dinheiro de plástico, nas compras por impulso.

cartão de crédito
Segundo: pague todas as suas dívidas que tenham juros altos. Vale manter apenas o financiamento imobiliário, desde que os juros neste financiamento sejam menores do que aquele que você está ganhando no mercado financeiro.

Terceiro: solicite ao seu banco uma transferência de um percentual fixo do seu salário, automaticamente todos os meses, para uma conta de investimentos. Faça isso logo no início do mês. E se você tiver algum ganho extra, é melhor poupá-lo imediatamente.

Quarto: evite comprar automóveis e eletrodomésticos à prazo. Poupe antes de trocar esses bens, e procure criar a disciplina de só comprá-los à vista. Não tenha vergonha de barganhar, de pedir descontos. Quem paga à vista, comanda a negociação.

Quinto: na hora de investir, não seja tão audacioso. Diversifique os investimentos e nunca faça movimentos tão bruscos. Se você gostar de aplicações do mercado de ações, entre devagar e só resgate aos poucos, suavizando então essa grande instabilidade nos preços das ações.

lucros investimento
Sexto item: tenha bons seguros de vida, se você tem dependentes na sua família. Se você teme pelo futuro da saúde da seguradora ou do banco, faça apólices com valores bem mais baixos, em diferentes seguradoras.

Sétimo: suspeite de todos aqueles que estão lhe oferecendo vantagens extraordinárias em investimentos alternativos. É aquela frase: coisa boa nunca me procura, sou eu quem tenho que me virar.

Oitavo: dê educação financeira para os seus filhos. Eles vão lhe agradecer no futuro. E o seu bolso também vai ficar aliviado, se você conseguir fazer dos seus filhos, pessoas independentes e equilibradas financeiramente.

Nono passo: estude com seus filhos pequenos. Nessa época em que as ferramentas do marketing invadiram as escolas privadas, todo o cuidado é pouco.

tio patinhas
Décimo: ao se aposentar, tente manter alguma atividade rentável, mesmo que em tempo parcial. Faz bem pra mente, para o corpo, e para o bolso.

Mãos à obra. E não é tão difícil assim, melhorar a sua vida financeira.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: