2009-07-25

Filme: A Proposta

Sexta-feira, depois de uma semana muito ruim, resolvi passar no cinema no caminho de casa (quando eu volto a pé pra casa, passo em frente ao shopping). E como o único filme em cartaz que não me faria esperar duas horas era A Proposta (no original, The Proposal), resolvi assisti-lo. Não posso dizer que ajudou na minha situação.

a proposta poster
A Proposta é uma comédia romântica, baseada em fórmulas e clichês prontos. Conta a história de Margaret Tate (Sandra Bullock, que nem parece ser quarentona), uma editora que o House classificaria como vadia cruel. E ela tem um assistente capacho, Andrew Paxton (Ryan Reynolds, mais conhecido como marido da Scarlett Johansson, em interpretação tão boa quanto em X-Men Origens: Wolverine - se isso foi elogio ou não, você decide).

Bem, Margaret é imigrante (do Canadá) e tem seu visto de permanência nos States expirado. Para não ser deportada, obriga o funcionário capacho Andrew a se casar com ela. Mas, para enganar o departamento de imigração, ela é obrigada a acompanhar o rapaz no aniversário de 90 anos da avó, e consequentemente, conhecer toda a família dele, no Alasca.

filme a proposta festa de casamento
A partir daí, o festival de clichês começa, e claro, no final, o casal se descobre apaixonado, não antes de engraçadas e loucas confusões, como diria o locutor nos comerciais da Globo.

Apesar da atuação dos atores serem razoáveis, eu achei que a direção se perdeu. Por exemplo, o desenvolvimento de Andrew é praticamente inexistente: ele simplesmente parte do 0 pro 10, sem antes passar por todos os outros números, quando se trata do seu interesse por Margaret. Em certa altura, até tive dúvida se ele realmente ia terminar o filme com ela.

Ficou parecendo que o diretor tinha algumas poucas boas piadas e acabou desenvolvendo toda a história em torno delas, adaptando a história e desenvolvimento às piadas, e não o contrário.

Além disso, o filme cai na vala comum de comédias românticas, pois não explora alguns pontos que poderiam ser o seu diferencial. Citando dois exemplos: o fato de uma personagem feminina forte (e mais velha), e a localização da família de Andrew, no Alasca, que no máximo rendem uma piada.

filme a proposta sandra bullock ryan reynolds
Comédias românticas podem ser puro escapismo, mas não significa que elas não tenham que ser bem feitas. Um exemplo recente é Ele não está tão a fim de você, que segue boa parte dos clichês de comédias românticas, mas que é um filme muito bem feito e divertidíssimo.

Só duas coisas valeram o ingresso. A primeira foi a participação de Oscar Nunez, o Oscar da série The Office, no filme como Ramone, um sujeito multitarefa e muito estranho, hehehe.

a proposta oscar (Você imaginaria o Michael Scott dançando assim, mas não o Oscar...)

E a segunda foi rever, depois de muito tempo, Mary Steenburgen como a mãe do Andrew. Pra quem não lembra, entre outras personagens, ela foi a Clara Clay, a mocinha do velho oeste do De Volta para o Futuro 3. É, o tempo passa e vamos ficando velhos...

filme a proposta família
clara clayton de volta para o futuro 3
Em suma, pesando tudo, eu não aceitaria A Proposta. Mas isso, claro, é a minha opinião, que provavelmente foi incluenciada pelo meu mau dia. Então, se quiser tirar a prova, vá assistir o filme e depois me conte.

Trailer:



Para saber mais: crítica do Omelete e de alguém que gostou mesmo do filme =P.

4 comentários:

Sardinha Mestre disse...

Perdi a vontade ver o filme.. tinha gostado do trailer.. economizei 14 reais.. legal.

CintiaYamane disse...

eu nao sabia que ele é o marido da scarlett.... ele adora fazer filmes de comedia... mas axo que o ultimo filme qu eeu vi dele era do wolverine

Ana P. disse...

Faz eras que não vou ao cinema. Não iria por esse filme.

De boa...

Mariane Machado disse...

o filme tem um roteiro cheio de situações meio embaraçosas, mas igual, acho que dá pra se divertir e vale o preço do ingresso.